Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Criação de uma incubadora de inovação social para a promoção da saúde mental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um ecossistema chamado Oeste Respira, que foi apresentado na passada sexta-feira, nas Caldas da Rainha, vem abrir portas a todos os que “querem candidatar-se a projetos com impacto na qualidade de vida das pessoas, usando como ponto de entrada a saúde mental”.
Foi no CCC que a equipa do Oeste Respira explicou o projeto a potenciais parceiros

“Caldas Respira” 

Um ecossistema chamado Oeste Respira, que foi apresentado na passada sexta-feira, nas Caldas da Rainha, vem abrir portas a todos os que “querem candidatar-se a projetos com impacto na qualidade de vida das pessoas, usando como ponto de entrada a saúde mental”.

O objetivo é criar nas Caldas da Rainha uma incubadora de inovação social, que irá apoiar o desenvolvimento de iniciativas, produtos e serviços para a promoção da saúde mental no concelho”.

Foi no Centro Cultural e de Congressos Caldas da Rainha (CCC) que a equipa do Oeste Respira realizou uma sessão de trabalho que teve como objetivo explicar o projeto “a potenciais parceiros, nomeadamente à Câmara das Caldas empresas, instituições, IPSS, entidades de saúde, escolas, entre outros”.

Vítor Simões, diretor executivo da Oeste Respira, explicou ao JORNAL DAS CALDAS que o projeto tem também o intuito de desenvolver um conjunto de campanhas e iniciativas públicas “para mudar o chip das pessoas para que em vez de estarem focados na doença estarem concentrados no tratamento e prevenção”.

O Oeste Respira tem origem em Torres Vedras no âmbito do Portugal Inovação Social, que é uma linha de financiamento público promovida pelo Académico de Torres Vedras. Estão a criar parceiros em toda a região e Caldas da Rainha foi o primeiro local do Oeste onde lançaram uma “chamada a projetos para se inserirem na incubadora”. 

O responsável referiu que qualquer entidade desde que já tenha algum “género de serviço, produto ou projeto que tenha impacto na qualidade de vida e na saúde mental, pode candidatar-se”.

Segundo Vítor Simões, a saúde mental é provavelmente um dos “assuntos mais quentes em Portugal na ressaca da pandemia, mas também devido a questões da sociedade portuguesa, portanto, é necessário ir mais fundo para perceber as causas”.

O diretor executivo do Oeste Respira diz que nos últimos anos a síndrome de Burnout e o absentismo “cresceu bastante e é preciso conhecer a causa”. “Será só por fatores ligados ao próprio dia a dia no trabalho ou está ligado à relação do trabalhador com os seus filhos, com os seus pais idosos”, questionou, considerando que tem que ser visto de uma forma “mais integrada e focada em toda a dimensão do problema e não apenas na ideia de tratamento”.

“Nós queremos não só capacitar os projetos para a incubadora, mas queremos que a conversa pública e a troca de recursos e serviços sobre saúde mental comecem a ser uma realidade no concelho”, relatou. 

A vereadora Conceição Henriques vê o aumento preocupante de suicídios. “Aqui na região Oeste é importante falar do suicídio porque a sua incidência é muitíssimo superior à média nacional”, apontou, acrescentando que “resta perceber porque é que esta região tem este desvio”.

“Há também uma fraca perceção social deste problema e pode ser um fator que compromete a resolução”, adiantou. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto