Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C

Deputados do PSD questionam falta de marcação de reunião do ministro da saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PSD na Assembleia da República, Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte, questionaram o ministro da saúde em que data tenciona conceder uma audiência ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, interrogando “porque razão não respondeu até agora, apesar dos pedidos de audiência que este lhe dirigiu […]
O ministro da saúde ainda não marcou data para receber o presidente da Câmara das Caldas

Os deputados do PSD na Assembleia da República, Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte, questionaram o ministro da saúde em que data tenciona conceder uma audiência ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, interrogando “porque razão não respondeu até agora, apesar dos pedidos de audiência que este lhe dirigiu há mais de quatro meses”.

Apontam os deputados que em novembro de 2022, “passada mais de uma década de estudos e promessas, o senhor ministro da Saúde afirmou que ‘decidiria’ a localização do novo hospital do Oeste até março de 2023, ou seja, já daqui a dois meses. É neste contexto que verdadeiramente se não descortina a razão de o referido membro do Governo não ter ainda recebido o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, apesar dos pedidos de audiência que este já por duas vezes lhe dirigiu – em 22 de setembro e a 20 de dezembro de 2022 – com vista à apresentação da proposta dos Municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos para a localização do novo Hospital do Oeste”.

Os mesmos deputados questionaram também o ministro como justifica que “mais de 35% dos utentes inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Óbidos não disponham de médico de família”.

“A UCSP de Óbidos dispõe apenas de três médicos especialistas em medicina geral e familiar, um número manifestamente insuficiente para a prestação de cuidados de saúde aos 7.839 utentes que nela se encontram inscritos. Acresce que nos foi dado a conhecer que está prevista para breve a saída de dois dos três médicos”, vincaram.

“Em dezembro de 2022, 2.794 utentes da UCSP de Óbidos não dispunham de médico de família atribuído”, referiram, perguntando “que medidas vai o Ministério da Saúde tomar, durante o ano de 2023, para aumentar a cobertura dos utentes, quantos médicos especialistas em medicina geral e familiar tenciona o Ministério de Saúde contratar em 2023 e se admite recorrer a médicos dos setores privado e social”.

Do mesmo modo, questionaram a forma de resolver problema idêntico no concelho do Bombarral, onde a Unidade de Saúde Familiar (USF) “dispõe apenas de dois médicos especialistas em medicina geral e familiar, um número absolutamente insuficiente para a prestação de cuidados de saúde aos 11.845 utentes que nela se encontram inscritos”.

“Em dezembro de 2022, 8.742 utentes da USF do Bombarral não dispunham de médico de família atribuído, ou seja, mais de 73% do total”, alertaram.

Igualmente sobre a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Litoral, na vila de São Martinho do Porto, houve perguntas dos deputados, que apontaram que “dispõe apenas de um médico especialista em medicina geral e familiar, um número clamorosamente insuficiente para a prestação de cuidados de saúde aos 6.146 utentes que nela se encontram inscritos”.

“Acresce que o profissional está em regime de transição e não ficará porque não foi aberta vaga para tal, ficando a breve trecho apenas um médico contratado por 16 horas por semana neste polo”, indicaram.

“Em dezembro de 2022, 4.495 utentes da UCSP Litoral não dispunham de médico de família atribuído, ou seja, mais de 73% do total”, sustentaram os deputados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Corporação de bombeiros de Óbidos projeta novo edifício com auditório para 500 lugares

Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.

bombeiros1

Eventos mundiais de surf com impacto económico de 23 milhões de euros

“As ondas não geram só energia, geram também receita”. Esta a conclusão revelada pelo estudo de impacto sócio-económico da realização de duas provas da Liga Mundial de Surf (WSL) em Portugal em 2024. A etapa de Supertubos, em Peniche, do Campeonato Mundial de Surf movimentou mais de 20 milhões de euros e o evento das ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré, mais de 3 milhões de euros.

impacto

Raid Figueira da Foz-Lisboa trouxe clássicos às Caldas

Verdadeiras máquinas do tempo efetuaram no passado fim de semana o percurso entre a Figueira da Foz e Lisboa, reeditando a primeira prova automobilística da Península Ibérica, realizada em 1902, que deu origem à fundação do Automóvel Club de Portugal (ACP). Caldas da Rainha foi ponto de paragem, para exposição, no sábado, tendo Óbidos sido palco do jantar de encerramento do primeiro dia.

raid1