Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Novo comandante na Escola de Sargentos do Exército

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O coronel de infantaria António Pinto de Oliveira foi nomeado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército para ser o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, cargo de que tomou posse em cerimónia realizada no passado dia 24. Presidida pelo comandante do pessoal, tenente-general Nunes Henriques, a cerimónia contou […]
Coronel de infantaria António Pinto de Oliveira

O coronel de infantaria António Pinto de Oliveira foi nomeado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército para ser o novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha, cargo de que tomou posse em cerimónia realizada no passado dia 24.

Presidida pelo comandante do pessoal, tenente-general Nunes Henriques, a cerimónia contou com a presença do diretor de formação do Exército, major-general Maia Pereira, bem como com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, e da vereadora da Cultura, Educação e Juventude, Conceição Henriques, em representação do presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, entre outras entidades civis e militares.

sargentos2
 Foi entregue ao comandante o estandarte nacional

A cerimónia constou da assinatura do termo de posse de comando, a entrega ao comandante do estandarte nacional à guarda da ESE e a imposição do escudo de armas da escola, atos que simbolizam a entrada do coronel Pinto de Oliveira nas novas funções.

Após a cerimónia, o comandante recebeu, na Sala de Honra, a apresentação de cumprimentos dos militares e civis que servem na ESE, através de representações dos oficiais, sargentos, praças, professores, alunos e funcionários civis. 

Na sua alocução de apresentação, no Auditório 2.º Sargento José Paulo dos Santos, o comandante realçou a “honra” que lhe foi dada ao ser nomeado para comandar a ESE, não esquecendo as responsabilidades que advêm do cargo que agora exerce, “por ser esta a escola de formação inicial e contínua de todos quantos escolhem a categoria de sargentos para servir o Exército e Portugal”.

Pinto de Oliveira nasceu no Barreiro, em 1968. Terminou o Curso de Infantaria da Academia Militar em 1995, possui o Mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria e ao longo da sua carreira desempenhou funções de comando, de Estado-Maior e de docência em diversos aquartelamentos e unidades.

Na Escola Prática de Infantaria foi comandante de pelotão dos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Praças, comandante de pelotão de Morteiros Pesados, comandante de pelotão no Batalhão de Infantaria Mecanizado, comandante de várias companhias de instrução e comandante de Batalhão de Formação.

Nas funções de Estado-Maior foi adjunto do comandante do II Batalhão de Instrução na Escola Prática de Infantaria, ajudante-de-campo no Gabinete do Chefe de Estado-Maior do Exército, coordenador de área na Repartição de Recursos Materiais e Infraestruturas e da Repartição de Instrução da Divisão de Recursos no Estado-Maior do Exército, delegado do Exército na NATO, assessor do comandante no Gabinete de Estudos e Planeamento na Academia Militar, e chefe da Secção de Planeamento e Relações Públicas e chefe do Gabinete de Apoio ao Comando em suplência na Escola das Armas.

Na Escola Prática de Infantaria foi instrutor de Tática do TPO e CFS QP, diretor do Tirocínio para Oficial de Infantaria, adjunto para as Operações e chefe do Gabinete de Tática e Técnica de Estado-Maior. Na Academia Militar, foi diretor dos Cursos de Infantaria, professor regente de Tática de Infantaria I e II, e chefe da Secção de Organização, Tática e Logística.

Da sua experiência profissional faz parte ainda a participação na missão do 3.º Batalhão de Infantaria Motorizado da SFOR II no teatro de operações da Bósnia Herzegovina, onde foi comandante de pelotão. Entre outras missões, esteve no teatro de operações do Afeganistão e de Timor-Leste, e foi assessor de projetos formativos em São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola.

Da sua folha de serviços constam 16 condecorações e 12 louvores, dos quais um concedido pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, três concedidos pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, quatro por outros oficiais generais e quatro por outras entidades militares.

É casado e tem dois filhos.  

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe