Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Reis do carnaval da Nazaré apresentados à população

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré prepara o carnaval e apresentou os reis. A vila vai voltar a ter grande animação, depois da pandemia de Covid-19 ter afetado os desfiles nos últimos dois anos.
Ventura Piló Bem e Cristina Lucas são os reis

A Nazaré prepara o carnaval e apresentou os reis. A vila vai voltar a ter grande animação, depois da pandemia de Covid-19 ter afetado os desfiles nos últimos dois anos.

Foi no Centro Cultural da Nazaré que os reis do carnaval da vila em 2023 foram revelados no passado sábado. Cristina Lucas, 53 anos, é a rainha. Ventura Piló Bem, 67 anos, é o rei.

São duas figuras locais muito ligadas ao carnaval. Cristina Lucas pertence ao grupo Bastilhonas, da Pederneira, e Ventura Piló Bem soma anos de experiência em brincadeiras e cegadas de carnaval. Vive em Inglaterra há vários anos, mas regressa à sua terra em períodos especiais, como esta.

Ambos agradeceram o convite da Câmara para serem os reis do evento e prometeram “mais uma grande festa à maneira da Nazaré”.

“Somos 87 mulheres que vamos desfilar. É um grande orgulho ser rainha”, declarou Cristina Lucas. “É um privilégio ser rei e representar a nossa terra no carnaval”, adiantou Ventura Piló Bem, sublinhando que esta época festiva “corre na veia dos nazarenos”.

Depois dos anos de pandemia, espera-se que o carnaval da Nazaré volte à alegria habitual nas ruas. “As pessoas estão desejosas por estes dias e vamos gozar ao máximo”, comentou a rainha. “É tudo nazareno, as marchas e os carros alegóricos”, frisou o rei.

“Só se tá neuva” (a expressão “só está névoa” no linguajar nazareno) é o tema do entrudo e de uma exposição no Centro Cultural da Nazaré, onde na apresentação dos reis houve já muita animação, com exibição de cegadas, danças e rábulas, inaugurando a época festiva, que vai durar até 22 de fevereiro.

Estão preparados vários eventos, desde bailes de rua a desfiles, das escolas, um noturno e domingo e terça-feira de carnaval. Prevê-se que no total haja muito acima dos cem mil visitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Detido jovem suspeito de esfaquear italiano

Um jovem de 20 anos suspeito de ter esfaqueado um turista italiano, de 44 anos, em agosto do ano passado, na cidade de Peniche, foi detido no dia 31 de janeiro pela Polícia Judiciária.

301892571 5511052978953498 1142509494542909660 n

Corpo dá à costa em São Martinho do Porto

Foi encontrado na manhã deste sábado um corpo a flutuar junto à costa, a sul da Ponta do Facho, em São Martinho do Porto, tendo sido resgatado após o alerta dado pelas 10h25, através de um popular que se encontrava naquela zona de pesqueiro a praticar pesca lúdica.

corpo