Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 31° C
  • Tuesday 29° C
17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 33° C
  • Tuesday 30° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 37° C
  • Tuesday 32° C

Papagaios-do-mar mortos sem gripe das aves

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), autoridade nacional para a conservação da natureza, está a acompanhar a situação do surgimento em algumas praias, sobretudo na região Oeste (costa de Peniche), de um elevado número de papagaios-do-mar mortos ou debilitados, tendo revelado que os resultados das análises “são todos negativos para a gripe aviária”.
As aves não apresentam causa de morte visível

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), autoridade nacional para a conservação da natureza, está a acompanhar a situação do surgimento em algumas praias, sobretudo na região Oeste (costa de Peniche), de um elevado número de papagaios-do-mar mortos ou debilitados, tendo revelado que os resultados das análises “são todos negativos para a gripe aviária”.

Nos últimos dias deram à costa centenas de papagaios-do-mar, uma quantidade considerada “impressionante”. De acordo com o ICNF, “nesta altura do ano, estas aves passam ao largo da costa portuguesa nas suas rotas migratórias”, mas “a causa destes arrojamentos ainda não é conhecida”.

O ICNF tem equipas no local, em articulação com a Proteção Civil Municipal e Polícia Marítima, tendo sido recolhidas dezenas de aves vivas debilitadas e também vários exemplares mortos. As aves estão a ser encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Ecomare, onde também se estão a proceder a análises para tentar apurar a causa da morte.

“Todos os anos se verificam arrojamentos de aves marinhas no litoral português, os quais podem ocorrer devido a tempestades no mar, que dificultam o acesso a alimentação e podem causar exaustão a aves que percorrem milhares de quilómetros, à utilização de redes de pesca ilegais, ou a doenças, algumas delas potencialmente transmitidas a humanos”, sublinha o ICNF, que alerta que “os cidadãos que detetem aves mortas, ou a precisar de cuidados na costa, não devem manuseá-las, mas sim alertar as autoridades”.

A causa mais provável será a dificuldade de se alimentarem devido ao mau tempo. Os papagaios-do-mar que têm arrojado estão bastante magros.

O papagaio-do-mar é uma espécie exclusiva do Atlântico Norte e pode aparecer acidentalmente nos Açores e Madeira e atravessar, enquanto migrante, a costa portuguesa nos meses de inverno.

As aves encontradas na costa de Peniche e Lourinhã estão a ser retiradas numa ação coordenada entre o ICNF, a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, as organizações de conservação do ambiente Mar à Deriva – Adrift Sea, Mestres do Oceano e Lindomar – Foz do Arelho, envolvendo vários voluntários.

Para além de papagaios-do-mar, têm sido encontradas tordas-mergulheiras, gaivotas e outras espécies.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Jovens de várias nacionalidades em experiência imersiva na Berlenga

A Experimentáculo, associação juvenil fundada em 2006, em Setúbal, que promove projectos de qualificação e empoderamento para jovens dos 18 aos 30 anos, vai levar 30 jovens de cinco nacionalidades diferentes para uma experiência intensiva e imersiva na ilha da Berlenga.