Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e Maria da Conceição Pereira, provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR), assinaram no passado sábado a renovação do acordo de cooperação para a contratação de serviços médicos.
Este acordo, em vigor desde 2021, permite a contratação de médicos não especialistas para o reforço das equipas dos Cuidados de Saúde Primários, no caso, no Agrupamento de Centros de Oeste Norte (ACeS) e mais concretamente para o concelho de Caldas da Rainha. Vai permitir a realização de consultas médicas, no ano de 2023, de forma a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a prestação de serviços e cuidados de saúde à população da área territorial da ARSLVT, com inscrição na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Caldas da Rainha.
Este acordo terá por objeto a realização de consultas de saúde de adultos, saúde materna, saúde infantil e juvenil.
Segundo a provedora, o protocolo de cooperação é para a continuação da contratação de quatro médicos que estão a prestar cuidados de saúde aos utentes inscritos dos centros de saúde do concelho das Caldas e que não têm médico de família.
“São quatro médicos, com os quais já estão a ser elaborados os contratos, que ficam em vigor agora até dezembro de 2023. Estes profissionais estão ao serviço das populações de A-dos-Francos, Santa Catarina e Landal, e também no Centro de Saúde das Caldas”, explicou Maria da Conceição Pereira.
A provedora espera poder receber mais dois profissionais de saúde para colmatar a falta de médicos de família que existe no concelho das Caldas da Rainha.
Maria da Conceição Pereira adiantou que este protocolo se insere no espírito de comunidade da instituição e recordou que “já na anterior mesa administrativa, com Lalanda Ribeiro, tinha havido uma colaboração com o ACeS e com a ARS LVT no sentido de serem colocados médicos nos nossos centros de saúde” e que “no final do ano de 2021 fomos novamente desafiados para esta parceria, que agora renovámos”.
A responsável frisou ainda que “este é o espírito da instituição, que sempre está aberta a colaborar com a comunidade”.
0 Comentários