Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Câmara vai requalificar a Expoeste e criar um pavilhão multiusos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A câmara das Caldas da Rainha pretende requalificar o edifício da Expoeste e criar assim um pavilhão multiusos, como intuito de melhorar o acolhimento de grandes eventos da área económica e desportiva de interesse para o concelho e região.
O vice-presidente disse que a autarquia está a avançar com o estudo prévio do projeto de requalificação da Expoeste

A câmara das Caldas da Rainha pretende requalificar o edifício da Expoeste e criar assim um pavilhão multiusos, como intuito de melhorar o acolhimento de grandes eventos da área económica e desportiva de interesse para o concelho e região.

O projeto envolve também a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e a melhoria a sua zona envolvente. 

De acordo com o vice-presidente da câmara, Joaquim Beato, o equipamento irá funcionar como um pólo para a realização de eventos de caráter económico como também será feita a sua integração em eventos da área desportiva. “Tem a finalidade da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2027, uma grande novidade no âmbito do desporto que a autarquia pretende concretizar”, contou.

O projeto implica um investimento a rondar os seis milhões de euros, onde o município pretende candidatar-se aos apoios do próximo quadro comunitário 2030. “O edifício da Expoeste é um espaço extremamente interessante, mas tem muitas insuficiências, nomeadamente da área do pé direito (medida entre o pavimento e a parte inferior do teto)”, referiu o autarca.

A autarquia, que já tem o projeto de arquitectura, avança com o estudo prévio para depois concretizar o projeto de execução. “A questão está em estudo. Melhoramos o pé direito subindo o edifício ou descemos o chão. São duas hipóteses e vai ser uma decisão ponderada de caráter político depois de termos os números da despesa, para que os técnicos possam enquadrar a solução”, contou. 

O autarca revelou que o projeto tem que estar enquadrado com o estacionamento subterrâneo que vai ser construído no exterior do edifício com dois pisos. “Atendendo a que se vai fazer a renovação e modernização do edifício, o estacionamento que existe já não serve”, relatou, acrescentando que o objetivo é também a requalificação da área envolvente até à rotunda do Leroy Merlin. O intuito é mais tarde fazer o melhoramento de toda aquela zona até à entrada para a A8.

Segundo o vice-presidente, a sede da AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste manter-se-á e tudo aponta que a gestão da Expoeste será feita pelo Município e pela AIRO. “A organização dos certames poderá ficar a cargo da associação empresarial”, revelou, o autarca, acrescentando que é uma medida que “faz todo o sentido”. 

Existe protocolos com algumas entidades que estão sediadas na Expoeste. “Não pensamos excluir ninguém que tem parceria porque a requalificação estabelece também uma série de gabinetes diferenciados no projeto mais vasto”, indicou.

Outra medida é, segundo Joaquim Beato, “enquadrar o Caldas Empreende no interior das instalações, criando assim um novo espaço para as empresas incubadas”.

“Ter o projeto concluído este ano e conseguir lançar a obra em 2024 seria fantástico”, afirmou o vice-presidente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe