Adriana Progranó e João Gabriel, diplomados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), foram dois dos vencedores do 1.º Concurso Caixa para Jovens Artistas 2022, atribuído a artistas com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos. A iniciativa da Caixa Geral de Depósitos (CGD) destina-se a reconhecer e estimular a jovem produção artística na área das artes visuais.
As obras dos dois jovens artísticas foram adquiridas e passam a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da CGD. Adriana Progranó e João Gabriel foram estudantes da licenciatura e mestrado em Artes Plásticas. João Gabriel concluiu a licenciatura em 2014 e o mestrado em 2016, sendo que Adriana Progranó terminou a licenciatura em 2017 e o mestrado em 2019.
Outros quatro jovens artistas foram distinguidos. As seis obras foram adquiridas num valor global de 48.000 euros e passam a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da CGD.
As candidaturas decorreram entre julho e setembro de 2022, tendo a decisão relativa aos nomes vencedores sido tomada pela Comissão de Aquisições da Coleção da CGD, composta por Emílio Rui Vilar, presidente da Comissão de Aquisições da CGD, Maria da Graça Carmona e Costa, presidente da Fundação Carmona e Costa, Isabel Carlos, curadora independente e crítica de Arte, Raquel Henriques da Silva, historiadora de Arte e coordenadora do Instituto de História de Arte, e Delfim Sardo, curador e administrador do Centro Cultural de Belém.
A Coleção da CGD espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva. Este concurso de aquisição inaugura um novo capítulo na história da Coleção, abrindo portas às gerações mais novas com o objetivo de promover a sua consolidação e qualificação.
A Culturgest – Fundação CGD é, desde 2006, responsável pelo estudo, gestão, divulgação e conservação das cerca de 1.800 obras de arte da Coleção da CGD, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação e gravura. Como gestora designada da Coleção da CGD, a Culturgest é também responsável pela elaboração da política de aquisições e pela sua execução criteriosa.
0 Comentários