Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
Escaparate

Natal pequenino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha viveu um recente período natalino sob a égide dos enfeites caros - e desnecessários, neste difícil período de recessão que passamos - nas ruas e praças locais. O excesso de ruído, no centro da cidade, também não levou conforto a quem gosta de descontração, de boa conversa e de um momento de tranquilidade numa esplanada.

Escaparate

Caldas da Rainha viveu um recente período natalino sob a égide dos enfeites caros – e desnecessários, neste difícil período de recessão que passamos – nas ruas e praças locais. O excesso de ruído, no centro da cidade, também não levou conforto a quem gosta de descontração, de boa conversa e de um momento de tranquilidade numa esplanada.

Infelizmente, os políticos ainda acreditam que luzes e barulho dão votos. É claro que, nas Caldas da Rainha, essa classe possui alguma sorte, pois a população é muito mansa, não se preocupando com “as facadas que recebe nas costas” aquando das decisões tomadas na Assembleia ou na Câmara Municipal.

Será que os meus queridos leitores não têm conhecimento acerca de como as resoluções tomadas naqueles dois órgãos podem afetar a sua vida? Saibam que podem atingi-los diretamente, positiva ou negativamente. Mas o que isso importa, não é mesmo? O que vale é ter os olhos para cima, encantados com o colorido que “embeleza” algumas ruas, publicar fotografias nas redes sociais, dizer aos amigos que “a árvore das Caldas é a maior do país”, sem esquecer das futeboladas. Assuntos “deveras importantes”, muito mais do que o aumento da tarifa da água, do saneamento e da recolha de resíduos.

Neste mandato autárquico, Caldas da Rainha possui o pior “elenco” de vereadores e de deputados municipais da sua história.

Não consigo compreender como o Sr. presidente da Câmara escolheu tão mal a sua equipa (sobre as preferências dos partidos, em relação aos seus representantes, recuso-me a manifestar qualquer opinião). Como é possível que um momento eleitoral histórico, como foi o das eleições autárquicas de 2021, tenha sido atirado ao lixo, pela clara incompetência da maioria dos nomes que compõem as bancadas?

O concelho tem perdido, semana após semana, na indústria, no comércio tradicional, na agricultura, na educação, na cultura (talvez fosse melhor renomear a pasta, passando a chamá-la de “entretenimento”), na saúde, etc.

O que se pretende de uma autarquia é a busca incessante do bem-estar da sua população (luzes de Natal e “cornetadas” nas vias públicas não estão incluídas) através de medidas concretas para a redução do custo de vida. E o que se vê aos magotes? Propaganda! Todas as semanas, nos jornais locais, espalham-se comunicações acerca da criação de organismos “que visam o melhoramento da vida das pessoas”. Porém, o que se percebe, por tudo o que já foi criado, elaborado e anunciado é que não passa de conversa para embalar os distraídos.

“Ainda pior do que a desilusão de um não ou a incerteza de um talvez, é a desilusão de um quase.” (Sarah Westphal, 1983-).

O que se diz pelas ruas é que a atual classe política das Caldas da Rainha está a agir de acordo com os seus interesses pessoais, conduzindo o concelho a um “quase”. O que pode levar a região – atrasadíssima em diversos setores – a fragilizar-se ainda mais, especialmente nos campos social, cultural e económico.

Os polos que poderiam alavancar o progresso estão praticamente extintos, entre eles a cerâmica e as termas (fazer sabonetes, etc., é “fofinho”, mas não resolve os problemas do Hospital Termal). Da tal “cidade criativa” restam apenas o título e a boa vontade dos pouquíssimos criadores que ainda vão resistindo em manter os seus ateliês no concelho.

Este atual executivo tem algo extraordinário escondido na manga? Se estão à espera do último mês do mandato para o anunciar… é melhor aguardarmos sentados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Otimismo: um modo de vida!

Todo o mundo enfrenta obstáculos e dificuldades, mas quando tentamos focar no lado bom das coisas, conseguimos ter mais clareza para resolver os nossos problemas. Pensar positivo não é ignorar os obstáculos e os problemas, é encarar as dificuldades de uma forma mais produtiva, conscientes de que situações negativas são passageiras e não duram para sempre.

miguel

Quem destrói a nossa democracia

Um livro recente de Larry M. Bartels, Democracy Erodes from the Top: Leaders, Citizens and the Chalenge of Populism in Europe (Princeton), confirma que quem destrói a democracia são as elites e não o povo. Até porque, diz Bartels, o povo e a correlacionada vocação iliberal e antidemocrática é elucubração de especialistas. O óbvio ganha sempre outro peso quando é afirmado por um cientista político como este ilustre catedrático da Universidade Vanderbilt.

francisco martins da silva

Parque Urbano das Águas Santas: Um grito de cidadania

Enquanto munícipe, sinto-me na obrigação de denunciar a triste situação em que se encontra o parque urbano das Águas Santas. Este espaço, que deveria ser um refúgio de paz e lazer para todos, está entregue ao abandono e ao descuido. O parque foi construído com financiamento da União Europeia como parte da resposta à pandemia de Covid-19, o que torna a situação ainda mais revoltante. Quero expressar a minha indignação perante as autoridades responsáveis e chamar a atenção para a necessidade urgente de ações efetivas.