Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Mosteiros ganha Concurso “Presépio da minha Aldeia”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presépio da Associação Cultural Recreativa e Desportiva dos Mosteiros foi o grande vencedor do VIII Concurso "Presépio da minha Aldeia", organizado pela Junta de Freguesia de Vidais com a colaboração do Município das Caldas da Rainha.

O presépio da Associação Cultural Recreativa e Desportiva dos Mosteiros foi o grande vencedor do VIII Concurso “Presépio da minha Aldeia”, organizado pela Junta de Freguesia de Vidais com a colaboração do Município das Caldas da Rainha.

A iniciativa permitiu a criação da Rota dos Presépios de Vidais, apresentando quinze presépios feitos pelas populações da freguesia, através de grupos de moradores, associações, instituições e pela própria autarquia (extra-concurso), pretendendo ser uma animação para atrair visitantes na época natalícia.

Os presépios foram instalados no Colégio Brinquinho (EN114, na Matoeira), nos Mosteiros (na EN114, em frente à capela, pela Associação Recreativa Desportiva e Cultural), junto à Igreja Paroquial de Vidais (presépio da Paróquia), no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade de Vidais, em Ribeira de Crastos (EN114, junto à escola, pelos moradores, e na Casa dos Avós, igualmente na EN114), no Casal do Rei (na Rua D. Afonso Henriques, junto ao templo religioso, pelos Amigos da Capela, e no largo da Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei), no Arco da Memória (na Rua do Rei Conquistador, junto à Associação Cultural Recreativa Desportiva), na Rabaceira (junto à capela, feito pelos moradores), nos Casais da Igreja (junto à capela, feito pelos moradores), na Carrasqueira (na antiga escola, na Rua de Santa Bárbara, feito pela Associação de Desenvolvimento Local), em Cortém (na Rua João Alves, Largo do Moinho, feito pelos Amigos de Cortém), na Fonte das Lágrimas (na Matoeira, feito pela Associação Recreativa Cultural) e pela Junta de Freguesia dos Vidais (junto às suas instalações).

A rota e oitavo concurso decorreram entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, e o presidente da junta, Rui Henriques, apontou que é “um evento que promove a nossa bela freguesia, que une as nossas pessoas e coloca Vidais e as nossas aldeias no mapa”, sendo por isso “um grande orgulho”.

“Ano após ano as pessoas têm-se aprimorado e a comunidade está cada vez mais envolvida e os presépios têm sido verdadeiras obras de arte”, manifestou.

O autarca indicou que as populações “têm-se esforçado e dedicado a esta causa”, dando os parabéns a todos os participantes. “Por certo encheu o coração e colocou um sorriso na cara de quem nos visitou”, referiu.

Conceição Henriques, vereadora da cultura, comentou que tem ficado “extraordinariamente bem impressionada” com os presépios. A autarca vincou “o significado de uma iniciativa destas” para a comunidade religiosa, fugindo do lado comercial do natal. Para a vereadora, a iniciativa “enriquece a cultura do concelho”. O presidente da Câmara, Vitor Marques, considerou a ideia “brilhante”.

Os presépios admitidos a concurso foram avaliados por um júri, formado por um elemento de cada grupo participante, que analisou a composição, os materiais utilizados, a originalidade, criatividade e estética, o enquadramento e ocupação do espaço, e a iluminação.

A Associação Cultural Recreativa e Desportiva dos Mosteiros, por ter ganho o primeiro prémio, arrecadou 400 euros. O segundo prémio (375 euros) foi para a Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei, o terceiro (350 euros) para os moradores da Ribeira de Crastos, o quarto (325 euros) para o presépio da Paróquia, o quinto (300 euros) para o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade de Vidais e o sexto (275 euros) para os moradores da Rabaceira. Os restantes participantes ficaram em sétimo ex-aequo e receberam 200 euros cada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss