Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C

Agricultores do Oeste vão manifestar-se

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os agricultores vão manifestar-se na região Oeste em fevereiro contra a extinção das Direções Regionais de Agricultura (DRA) e sua integração nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
Os agricultores vão manifestar-se na região Oeste

Os agricultores vão manifestar-se na região Oeste em fevereiro contra a extinção das Direções Regionais de Agricultura (DRA) e sua integração nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) é quem prepara os protestos. Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, explica que “a extinção das DRA foi a faísca que acendeu o rastilho para esta mobilização nacional, que começa a 26 de janeiro, e que não tem data prevista para acabar. Iremos assistir a uma onda nacional de protestos e manifestações por parte dos agricultores, porque rejeitamos ser espetadores passivos do colapso do Ministério da Agricultura e da desvalorização do mundo rural”.

Eduardo Oliveira e Sousa critica que o Ministério “foi incapaz de se bater por apoios ao setor no decurso da pandemia, inoperante na execução do Portugal 2020 com mais de 1.200 milhões de euros por executar, ausente em apoios durante a seca severa que o país atravessou, que anuncia pagamentos e reiteradamente incumpre prazos por si estabelecidos, omisso em medidas capazes de mitigar o aumento brutal dos custos da energia e dos combustíveis e que ainda não operacionalizou apoios financeiros decorrentes da guerra na Ucrânia e já aprovados por Bruxelas”.

“A integração das competências das DRA nas CCDR lesa a agricultura portuguesa”, para além de ser feita “à revelia do setor, sem explicações ou fundamentação”, vincou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Petição que defende hospital no Bombarral entregue na Assembleia da República

A petição "Um Hospital para todo o Oeste", que apela a que até 31 de março sejam reconhecidas as conclusões do estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, que aponta o Bombarral como a localização adequada para a construção do futuro hospital, foi entregue na Assembleia da República no passado dia 23.

peticao

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular.

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas