Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Governo cria grupo de trabalho para decidir localização do futuro Hospital do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério da Saúde constituiu um grupo de trabalho para proceder a uma análise técnica com vista à decisão sobre a localização do futuro Hospital do Oeste e respetivo perfil funcional, bem como a calendarização, o modo de operacionalização e de financiamento da sua construção, desde a fase da preparação e lançamento de concurso até à edificação e equipamento do novo Hospital.
O grupo de trabalho será coordenado por Ana Jorge, que foi ministra da saúde

O Ministério da Saúde constituiu um grupo de trabalho para proceder a uma análise técnica com vista à decisão sobre a localização do futuro Hospital do Oeste e respetivo perfil funcional, bem como a calendarização, o modo de operacionalização e de financiamento da sua construção, desde a fase da preparação e lançamento de concurso até à edificação e equipamento do novo Hospital.

O grupo de trabalho será composto por Ana Jorge, médica pediatra e antiga ministra da saúde, que coordenará, por Marta Ferreira, em representação do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, e por Rita Moreira, em representação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. 

Integram ainda o grupo de trabalho, Sofia Coutinho, em representação da Administração Central do Sistema de Saúde, Laura Silveira, em representação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Hélder de Almeida, em representação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e Paulo Simões, em representação da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM).

Os elementos do grupo de trabalho deverão promover uma análise complementar e multidisciplinar da informação e dos dados existentes, nomeadamente do estudo técnico solicitado pela Oeste CIM à Nova IMS – Nova Information Management School, cujos resultados foram apresentados em 21 de novembro de 2022.

Deverá ser apresentada uma proposta integrada até ao dia 31 de março deste ano, extinguindo-se o grupo de trabalho após esta apresentação.

O grupo pode proceder à consulta ou participação e audição de outras entidades, públicas e privadas, bem como de personalidades de reconhecido mérito, cujo contributo seja considerado relevante para a prossecução dos trabalhos.

Segundo o Ministério da Saúde, “os desafios reconhecidos na resposta assistencial hospitalar à população, a dispersão de cuidados por três instituições hospitalares [Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras], a distância geográfica que separa as diferentes unidades, os limites de reconversão de parte das atuais instalações e a reduzida capacidade de atração e gestão de recursos humanos tornam evidente a necessidade de construção de uma nova infraestrutura hospitalar que permita oferecer à população do Oeste e visitantes qualidade e segurança assistencial adequadas às novas e crescentes necessidades em saúde”.

O futuro Hospital do Oeste “permitirá potenciar a modernização e utilização de recursos, garantindo igualmente uma resposta articulada entre diferentes valências, o que contribuirá de uma forma decisiva para a melhoria dos cuidados de saúde assegurados pelo Serviço Nacional de Saúde nesta região do país”.

O CHO tem como área de influência os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro), num total de cerca de 300 mil habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Autarcas do Oeste na Argentina

Autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) apresentaram o Projeto "Oeste Smart Region" em Buenos Aires, na Argentina, após a apresentação de Barcelona, em Espanha. “Trata-se de uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial...

aires

Torres Vedras lança petição por Hospital no Bombarral

O ex-presidente socialista da Câmara de Torres Vedras, José Augusto Carvalho, é o primeiro subscritor de uma petição dirigida à Assembleia da República que pede urgência na construção do novo hospital do Oeste e que este fique no Bombarral, tal como foi recomendado pelo estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.

sem titulo

Simulacro de incêndio no Edifício dos Produtos Regionais

O Edifício dos Produtos Regionais da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, situado junto ao Mercado do Peixe, foi palco de uma simulação de incêndio, na tarde do passado dia 16, para testar o treino operacional conjunto dos agentes de proteção civil.

simulacro2