Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Livro sobre barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A apresentação do livro “Barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho, entre o século XVIII e 1930” vai ter lugar no dia 14 de janeiro, pelas 15h30, no Auditório Municipal José Soares, na Nazaré.

A apresentação do livro “Barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho, entre o século XVIII e 1930” vai ter lugar no dia 14 de janeiro, pelas 15h30, no Auditório Municipal José Soares, na Nazaré.

De José Manuel de Mascarenhas e António Valério Maduro, tem edição da Hora de Ler e descreve as caraterísticas tipológicas dos barcos e artes de pesca da costa dos Coutos de Alcobaça, no que respeita especialmente ao século XVIII e primeira metade do seguinte.

Este estudo apoiou-se principalmente nas informações iconográficas disponíveis, nomeadamente das obras de João de Souza (1785) e António Baldaque da Silva (1891). Foi sobretudo entre finais do século XIX e a primeira metade do século seguinte que se pôde assistir a uma significativa evolução morfológica e tecnológica das embarcações e artes, com particular realce para a introdução da propulsão mecânica (a vapor e a explosão).

A transição do século XIX para o século XX transportou um conjunto de novidades que alteraram substancialmente a atividade da pesca. Verifica-se, ao longo deste curto período temporal, uma intensificação da exploração dos recursos marinhos, com a introdução de novas artes destinadas essencialmente à captura dos cardumes de sardinha na praia da Nazaré. Produzem-se para isso novas embarcações e aperfeiçoam-se as existentes, tornando-as mais robustas, seguras, iniciando-se a motorização, e multiplica-se o número de homens e mulheres que fazem da exploração dos frutos do mar toda a sua vida.

Para responder às crescentes necessidades de capital reforça-se o associativismo, com a emergência de sociedades e parcerias de pesca. A relação dos quinhões entre os associados não deixa de ser reveladora da diferenciação socioeconómica e de uma afirmação gradual do modelo capitalista de produção. Constituem-se, assim, as elites de empresários da pesca que passam a liderar a gestão social das novas empresas de tipo mais ou menos cooperativo.

O exercício da pesca como uma prática de autossubsistência começa a ser preterido por um modelo que privilegia o lucro, assistindo-se, de facto, à soberania do mercado, o que é acompanhado por uma viva e expressiva modernização da atividade.

Para responder ao acréscimo de pescado constituem-se indústrias conserveiras, iniciativa empresarial que conta com muitos industriais nacionais provenientes de outras costas marítimas, assim como sociedades que se dedicam à exportação de pescado. Outro filão de negócio repousa nos adubos orgânicos, as novas indústrias passam a recuperar os desperdícios da atividade de pesca e graças a estes fertilizantes incrementa-se a lavoura, nomeadamente de regadio, num tempo em que os adubos químicos eram escassos e dispendiosos.

Assiste-se, então, a uma reconfiguração da relação da sociedade com os recursos do mar de uma forma que se pretende mais moderna e logo menos sustentável, ao desenvolvimento de dinâmicas sociais e empresariais rumo a um modelo estruturado de negócio, um novo figurino socioeconómico que irá, por algum tempo, determinar a vida dos homens e mulheres da praia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular O evento, organizado pela Irmandade do Santíssimo...

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas

“Remember Party” no Sport Club do Bairro

O Sport Club do Bairro (Bairro da Senhora da Luz), em Óbidos, vai realizar mais uma noite temática para relembrar os anos 80,90 e 2000, com muita música e diversão, ao som de DJ Gabi. Integrado no “Há Festa no Bairro!”, o evento tem início às 22h30, na sede da...

remeberparty