Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Livro sobre barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A apresentação do livro “Barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho, entre o século XVIII e 1930” vai ter lugar no dia 14 de janeiro, pelas 15h30, no Auditório Municipal José Soares, na Nazaré.

A apresentação do livro “Barcos e artes de pesca nas costas da Nazaré e de S. Martinho, entre o século XVIII e 1930” vai ter lugar no dia 14 de janeiro, pelas 15h30, no Auditório Municipal José Soares, na Nazaré.

De José Manuel de Mascarenhas e António Valério Maduro, tem edição da Hora de Ler e descreve as caraterísticas tipológicas dos barcos e artes de pesca da costa dos Coutos de Alcobaça, no que respeita especialmente ao século XVIII e primeira metade do seguinte.

Este estudo apoiou-se principalmente nas informações iconográficas disponíveis, nomeadamente das obras de João de Souza (1785) e António Baldaque da Silva (1891). Foi sobretudo entre finais do século XIX e a primeira metade do século seguinte que se pôde assistir a uma significativa evolução morfológica e tecnológica das embarcações e artes, com particular realce para a introdução da propulsão mecânica (a vapor e a explosão).

A transição do século XIX para o século XX transportou um conjunto de novidades que alteraram substancialmente a atividade da pesca. Verifica-se, ao longo deste curto período temporal, uma intensificação da exploração dos recursos marinhos, com a introdução de novas artes destinadas essencialmente à captura dos cardumes de sardinha na praia da Nazaré. Produzem-se para isso novas embarcações e aperfeiçoam-se as existentes, tornando-as mais robustas, seguras, iniciando-se a motorização, e multiplica-se o número de homens e mulheres que fazem da exploração dos frutos do mar toda a sua vida.

Para responder às crescentes necessidades de capital reforça-se o associativismo, com a emergência de sociedades e parcerias de pesca. A relação dos quinhões entre os associados não deixa de ser reveladora da diferenciação socioeconómica e de uma afirmação gradual do modelo capitalista de produção. Constituem-se, assim, as elites de empresários da pesca que passam a liderar a gestão social das novas empresas de tipo mais ou menos cooperativo.

O exercício da pesca como uma prática de autossubsistência começa a ser preterido por um modelo que privilegia o lucro, assistindo-se, de facto, à soberania do mercado, o que é acompanhado por uma viva e expressiva modernização da atividade.

Para responder ao acréscimo de pescado constituem-se indústrias conserveiras, iniciativa empresarial que conta com muitos industriais nacionais provenientes de outras costas marítimas, assim como sociedades que se dedicam à exportação de pescado. Outro filão de negócio repousa nos adubos orgânicos, as novas indústrias passam a recuperar os desperdícios da atividade de pesca e graças a estes fertilizantes incrementa-se a lavoura, nomeadamente de regadio, num tempo em que os adubos químicos eram escassos e dispendiosos.

Assiste-se, então, a uma reconfiguração da relação da sociedade com os recursos do mar de uma forma que se pretende mais moderna e logo menos sustentável, ao desenvolvimento de dinâmicas sociais e empresariais rumo a um modelo estruturado de negócio, um novo figurino socioeconómico que irá, por algum tempo, determinar a vida dos homens e mulheres da praia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa