Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Presidente da Câmara do Bombarral preparado para uma elevada capacidade de resposta social em 2023

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Diz que vai será difícil argumentar contra o estudo e contra a solução que está em cima da mesa que aponta como o Bombarral como a melhor localização para receber o Hospital. Considera que o “desenvolvimento será coletivo, de toda a região”.
Ricardo Fernandes encara o ano 2023 com esperança e um Bom Ano Novo

Diz que vai será difícil argumentar contra o estudo e contra a solução que está em cima da mesa que aponta como o Bombarral como a melhor localização para receber o Hospital. Considera que o “desenvolvimento será coletivo, de toda a região”.

JORNAL DAS CALDAS – O presidente da Câmara do Bombarral, o socialista, Ricardo Fernandes voltou a ganhar as eleições autárquicas em 2021. Quando e como nasceu o gosto pela política?

Ricardo Fernandes – Eu sempre trabalhei na área da saúde aqui no Bombarral, enquanto farmacêutico. É uma profissão de serviço público, onde estamos diariamente junto das pessoas a conviver com as suas alegrias, com os seus problemas e dificuldades. Este serviço público dá-nos uma perspetiva muito clara sobre os anseios da comunidade e desperta naturalmente em nós a vontade de ajudar, de contribuir para o bem comum. Não é possível ser um bom profissional de saúde sem empatia.  Eu não separo a política do serviço público, por isso posso dizer que esta vontade de retribuir para a comunidade nasceu relativamente cedo.

J.C. – Há pouco mais de um ano no novo mandato. O que foi mais difícil e o que lhe deu mais satisfação?

R.F. – Os maiores desafios do mandato são os mesmos que o governo e que os restantes municípios encontraram nos últimos anos. Ou seja, têm sido as situações criadas por acontecimento difíceis de prever. Nomeadamente, a pandemia e mais recentemente ao impacto social e económico provocado pela injusta invasão da Ucrânia pela Rússia. Neste caso, para além da lamentável perda de vidas humanas e do ataque aos princípios base da democracia, esta agressão à Ucrânia e a consequente crise energética, tem impacto real na economia. À escassez de matérias-primas provocada pela pandemia, soma-se agora o aumento do preço do gás e combustíveis, a inflação e mais recentemente, com grande impacto no próximo ano, o aumento das taxas de juro.

Estas situações requerem do Município uma elevada capacidade de resposta social, razão pela qual, para este mandato reforçámos a equipa na vertente social e definimos logo no início que seria um dos eixos principais do mandato.

Os momentos de satisfação acontecem sempre que conseguimos cumprir a nossa missão, a quando implementamos a nossa estratégia local de habitação, sempre que requalificamos uma estrada degradada, ou mesmo quando conseguimos contratar médicos para melhorar a capacidade de resposta do nosso centro de saúde. Neste último caso em parceria entre a Câmara, A ARS LVT e a Santa Casa da Misericórdia

O retomar da normalidade do Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha, da Floresta Mágica, do convívio com a comunidade e relançar da economia local foram também momentos marcantes.

J.C. – Optou por uma política de continuidade?

R.F. – Sim, mas também de reforço. É preciso aprender com o que se passou em 2020 e 2021, com uma pandemia que apanhou todos desprevenidos. Por isso, consciente do impacto social e económico da pandemia, e ainda sem saber o que viria aí, nomeadamente a invasão da Ucrânia, optámos por reforçar a equipa, nomeadamente na vertente da Ação Social e na Educação. Num momento em que o processo de transferência de competências da Administração Local para as autarquias está a ser concretizado, tem sido muito importante este reforço.

J.C. – Quais são as marcas fortes do Orçamento para 2023?

R.F.- Há todo um conjunto de políticas sociais que fazem todo o sentido para um concelho que aposta nos seus jovens e na retenção de pessoas. Nomeadamente, o reforço dos apoios sociais, garantindo capacidade de resposta aos desafios com que as pessoas se deparam hoje. O aumento de vagas em creche, a criação de apoios à natalidade e/ ou adoção. Sem esquecer a regeneração e revitalização de espaços urbanos,

J.C. – Daqui a 4 anos como é que espera ver o Bombarral?

R.F. – Espero ver um Bombarral melhor para quem cá vive ou nos visita. Um Bombarral com mais lugares de creche, com a nossa educação cada vez a formar melhor os bombarralenses do amanhã, com habitação com rendas a custos controlados, com a nova Loja do Cidadão a funcionar em pleno, com a Quinta da Ciência Viva da Pera Rocha a ser um sucesso para miúdos e graúdos, com um Museu e Biblioteca Municipais renovados e apelativos, entre tantas outras coisas. Em suma, um Bombarral renovado e cheio de vida.

J.C. – Aguarda-se que 2023 seja um ano muito difícil. Depende dos efeitos da guerra, depende de a inflação começar a descer ou não crescer, depende da resolução dos problemas da energia e do custo da energia. Qual a sua análise para o ano novo?

R.F. – Eu sou uma pessoa de esperança e tal como aconteceu no passado, acredito que apesar de todos os desafios vamos conseguir superar juntos os problemas que possam surgir. Somos um povo incrível na adaptação às contrariedades, e os bombarralenses não são exceção. Da nossa parte podem contar que continuaremos atentos e proativos a responder a todos os desafios.

J.C :- Num cenário económico mais negativo em 2023, já tem algumas medidas pensadas para ajudar a população e empresas do Bombarral?

R.F. – Nós estamos preparados. O nosso orçamento está preparado para implementar aquilo que se poderá designar como um plano de emergência social. Abrimos várias rubricas para assistir a situações, sobretudo, nas componentes de apoio alimentar e de fornecimento de medicamentos, mas estamos preparados para alargar os apoios a outros domínios.

J.C. – Como está a saúde financeira da autarquia?

R.F. – A gestão tem sido rigorosa, por isso está bastante bem, tal como comprova o anuário financeiro das autarquias, onde fomos muito bem classificados.

J.C. – Bombarral está na linha da frente da Pera Rocha e do Vinho. Como é que a crise vai afetar estes setores?

R.F. – Estamos a acompanhar de perto a situação. Essa é uma grande preocupação. Como todos sabem, o aumento dos custos de produção teve um grande impacto no setor agrícola, a somar a isso os preços pagos pela fruta na última campanha foram relativamente baixos. Muita gente não conseguiu cobrir a despesa. Sendo um setor predominante no concelho, entrando em crise, tem um grande impacto no concelho.

J.C. – No primeiro semestre o ministro da Saúde vai decidir e divulgar a localização do novo Hospital do Oeste. O estudo encomendado pela OesteCIM à Universidade Nova de Lisboa, aponta Bombarral como “melhor localização” para o novo hospital do Oeste. Está convicto que o ministro irá seguir as conclusões do estudo?

R.F. – Existem mais de 300 mil pessoas abrangidas pelo Centro Hospitalar do Oeste que ainda não têm uma cama em Unidade de Cuidados Intensivos e que se veem forçadas a fazer deslocações de mais de uma hora para consultas de especialidade. É um problema demasiado grave para que os políticos empurrem com a barriga aquela que é a solução que resolve este flagelo, seja por causa do seu ego, ou de bairrismos.

Após exaustiva análise, o estudo independente da Universidade Nova de Lisboa, identificou o Bombarral como o local com a melhor localização para receber o Hospital, por estar equidistante a todos os concelhos, por estar junto de vias de comunicação, como a A8 e a linha férrea, por estar munida de infraestruturas e por ter a dinâmica social essencial para um novo hospital.

Para que se tenha a noção, o estudo da Universidade NOVA concluiu que, com a localização no Bombarral, o tempo de viagem dos utentes é reduzido para metade, com impacto positivo para a saúde das pessoas, para a sua qualidade de vida e com uma redução de custos para o Serviço Nacional de Saúde.

Se somarmos a isto o facto do Bombarral já ter disponibilizado um terreno, vai ser difícil argumentar contra o estudo e contra a solução que está em cima da mesa.

J.C. – Se o novo Hospital do Oeste for construído no Bombarral o que trará para a localidade em termos de desenvolvimento?

R.F. – Acima de tudo, os benefícios serão para as pessoas da região, que vão passar a ter um Hospital próximo e com todas as condições. É no bem coletivo que devemos pensar e largar de uma vez por todas o populismo que alguns políticos teimam em promover. O desenvolvimento será coletivo, de toda a região.

J.C. – O que deseja para o Bombarral para 2023?

R.F. – Que se continue a desenvolver, transformando-se cada vez mais num ótimo concelho para se investir, para trabalhar, estudar e visitar.

J.C. – Mensagem de Feliz Ano Novo à população do Bombarral?

R.F. – O próximo ano deve ser encarado com esperança, com a consciência de que iremos superar todos os desafios, enquanto comunidade, tal como o fizemos no passado. Pessoalmente e em nome de todos os colaboradores e autarcas da Câmara Municipal do Bombarral, desejamos a todos um Bom Ano Novo, com saúde, paz e prosperidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas