Os deputados Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte, do PSD, questionaram o ministro da saúde sobre as dificuldades que a Extensão de Saúde da Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, tem garantir os serviços mínimos aos utentes.
“A falta de médicos tem vindo a prejudicar a população que é fustigada pela insuficiência e incompetência dos serviços do Estado”, manifestaram num requerimento enviado ao presidente da Assembleia da República.
Os social-democratas recordaram que os autarcas do concelho têm dito que, desde agosto, a Extensão de Saúde da Atouguia da Baleia tem uma médica disponível para exercer funções e que aguarda autorização por parte do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte para começar a trabalhar, com base em acordo a estabelecer entre o Ministério da Saúde e uma IPSS.
Os membros do PSD entendem como “inaceitável” que esta autorização esteja pendente há mais de quatro meses, interrogando se o ministro “tem conhecimento de tal inoperância” e se “vai dar instruções para que em nome da razoabilidade seja resolvida esta questão de forma célere”.
Solicitaram igualmente a listagem do número de médicos em falta por unidade, extensão ou centro de saúde de todo o distrito de Leiria e quantos e quais os acordos locais estabelecidos em cada concelho com IPSS’s no distrito com a finalidade de dotar esses serviços de profissionais de saúde”.
0 Comentários