Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Assinado protocolo para estimular ligação entre o sistema científico e associações empresariais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Potenciar os recursos e competências existentes no domínio da inovação e melhorar “a interação entre quem produz conhecimento e tecnologia com quem precisa dela”, nomeadamente as empresas da região Centro, é um dos objetivos do CR Inove – Catalisador Regional de Inovação do Centro.
O CR Inove é liderada pela CCDRC (foto João Vilaça)

Potenciar os recursos e competências existentes no domínio da inovação e melhorar “a interação entre quem produz conhecimento e tecnologia com quem precisa dela”, nomeadamente as empresas da região Centro, é um dos objetivos do CR Inove – Catalisador Regional de Inovação do Centro.

O protocolo de constituição do projeto piloto para a sub-região Oeste foi assinado no dia 7 de dezembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), nas Caldas da Rainha, e vai permitir dar um “empurrão para que as pessoas pensem em inovação e façam diferença no território”.

O projeto, que é liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e que pretende promover a cooperação e partilha de informação entre as Comunidades Intermunicipais, as entidades do sistema científico e tecnológico e as associações empresariais da região Centro, já foi implementado nas sub-regiões de Aveiro, Leiria, Médio Tejo e Viseu Dão Lafões, sendo “este o quinto protocolo assinado”, sublinhou a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

O protocolo foi assinado entre a Oeste CIM, o Instituto Politécnico de Leiria, a FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, o COTHN – Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, o Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, a APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, a AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste e o OBITEC – Parque Tecnológico de Óbidos.

Estabelece que os parceiros assumem o compromisso de desenvolver iniciativas conjuntas em temáticas relevantes para o processo de promoção da inovação e que se comprometem a contribuir para a sistematização e atualização de informação e competências das entidades do Sistema Regional de Inovação pertencentes à sub-região, bem como a criar mecanismos de partilha e divulgação de informação.

Na assinatura do protocolo, Isabel Damasceno sublinhou que “o CR Inove é um projeto ganhador e de sucesso, e esperamos que aqui o seja”, visto que a ligação entre as empresas e a estrutura científica é “imprescindível”. Contudo, existe “uma lacuna nessa ligação e transformação absoluta em valor acrescentado ou em inovação”, tendo a maioria das vezes as empresas muitas limitações para fazê-las sozinhas.

Face a essa situação, a CCDR decidiu avançar e incentivar a criação da interação entre os produtores de conhecimento e as estruturas científicas, sendo “um passo essencial para a região”.

O CR Inove, segundo a presidente da CCDR, “não é para ser mais um projeto para ficar na gaveta, com muitas ambições, mas que depois do ponto de vista prático não dê nada”.

O projeto envolve 100 municípios da região Centro, a área geográfica necessária para efeitos de fundos comunitários. Caso “tiver sucesso”, o projeto irá necessitar de financiamento por fundos comunitários.

No fundo, “o catalisador será um facilitador ou tradutor entre o tecido empresarial e aquilo que a ciência lhe oferece”, tendo cada sub-região esse tradutor ou dinamizador, que irá facilitar na aproximação entre ambos.

No caso do Oeste, o dinamizador sub-regional será Sérgio Félix, que “aceitou fazer um serviço para a região”, com intuito de ajudar a dinamizar esta proximidade entre empresas, interlocutores e agentes da região Oeste, para que daqui a um ano haja “uma maior aproximação e ter efetivamente as empresas a utilizar estas tecnologias, e que possamos estar mais robustos e coesos na região, e com uma maior forma de competitividade”. Destacou também a importância da iniciativa, que “pela sua inovação promove um trabalho em rede, e que seja um caminhar para mais projetos, que junta não só a região Oeste, mas também todas as outras regiões”, trazendo ainda mais valor às empresas.

Numa primeira fase será necessário fazer um levantamento do que “está a ser feito, e que tecnologias e propostas das entidades”, que estão a ser implementados na região para conseguir elaborar uma proposta.

A segunda fase contempla o diagnóstico das empresas, “em termos de inovação e um levantamento das suas necessidades em termos de desenvolvimento, para que a investigação possa focar-se nessas necessidades”. Numa terceira fase, “a CCDRC abrirá avisos para que as empresas, que venham a participar neste ecossistema de inovação possam ter mecanismos de apoio financeiro”, referiu o responsável.

Para Sérgio Félix, “está criado um círculo virtuoso, que trará grandes benefícios para as empresas e competitividade para o Oeste e região Centro”.

No caso do Oeste, o CR Inove vai incidir nas questões da sustentabilidade, energia e rentabilização de recursos. No entanto, “não excluirão outras vertentes ligadas ao desenvolvimento das empresas, que poderão também ver abertos avisos para candidaturas”, apontou Sérgio Félix, esperando que “daqui a um possamos estar a assinar os contratos de financiamento com a CCDR e termos candidaturas que ajudem a criar mais coesão e emprego na região”.

Presente na assinatura do protocolo também esteve o vice-presidente da CCDRC, Eduardo Castro, que explicou que “a ligação entre as entidades do sistema científico e tecnológico e as associações empresariais é muito mais fraca do que seria desejada”. “Em termos de indicadores de transferência de tecnologias para as empresas ao nível da região Centro, os valores são muito baixos em comparação à média europeia”, sublinhou Eduardo Castro, adiantando que “é importante conseguirmos passar para um patamar superior de utilização de tecnologia e de inovação nas nossas empresas”.

Nesse sentido, o CR Inove irá “dar um empurrão para que a ligação entre quem produz conhecimento e quem precisa seja mais forte ao nível da região”.

Já o presidente da Oeste CIM, Pedro Folgado, destacou a importância do projeto para a região em termos empresariais, sendo “mais um empurrão para que as pessoas pensem em inovação e que façam a diferença no território”.

A par deste protocolo, ainda faltam assinar três protocolos, que devem ser assinados até ao final do ano, na região Centro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia