Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Diga 33 fala de Mário Botas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Diga 33 – Poesia no Teatro encerra o quinto ano de atividades com uma noite dedicada a Mário Botas (Nazaré, 1952 – Lisboa, 1983), na Sala-Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de dezembro, pelas 21h30.
O artista plástico também foi autor de poemas

Diga 33 – Poesia no Teatro encerra o quinto ano de atividades com uma noite dedicada a Mário Botas (Nazaré, 1952 – Lisboa, 1983), na Sala-Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de dezembro, pelas 21h30.

O valor da entrada é de dois euros. Será necessária a realização de uma reserva prévia pelo telefone 262823302.

Se ainda são poucos os que conhecem a obra do artista plástico, menos serão os que sabem ter ele sido também autor de alguns poemas.

Algumas publicações relativamente recentes têm vindo a tornar claro o interesse por esse legado. Entre elas, salientam-se a obra “Aventuras de um Crânio e Outros Textos” (Averno, Dezembro de 2012) — volume em que se coligem poemas, cartas, depoimentos, entre outros escritos — e a antologia “Falar dele no céu de uma paisagem” (volta d’mar, Setembro de 2021), poemas para Mário Botas assinados por quatro dezenas de autores.

Nascido na Nazaré a 23 de dezembro de 1952, foi nessa vila piscatória que passou a infância e a adolescência. O gosto pela pintura veio do convívio com o primo António Laranjo, também ele pintor. Em 1970, mudou-se para Lisboa a fim de estudar medicina. A primeira exposição individual deu-se no ano seguinte na Comissão Municipal de Turismo da Nazaré. Terminou o curso de Medicina em 1975.

Leitor insaciável, manteve contacto próximo com vários escritores. Ilustrou livros de Raul Brandão, Almeida Faria, António Osório, sendo também muito divulgados os retratos que produziu de alguns dos seus escritores preferidos ou os desenhos sobre temas do Antigo Testamento.

Em 1977 descobre que padece de leucemia, partindo no ano seguinte para Nova Iorque em busca de tratamento. Conhece aí o músico John Cage, a quem dedicou um texto sobre “A Dip in the Lake”. Morreu com apenas 30 anos, em Lisboa, vítima da doença que o atacara seis anos antes.

Para nos falar de Mário Botas estarão presentes o escritor Jaime Rocha e o editor Mário Galego, ambos naturais da Nazaré. O primeiro é pseudónimo literário de Rui Sousa Fernando, jornalista que entrevistou Mário Botas em 1971. O segundo é editor da volta d’mar, responsável pela organização e publicação da antologia “Falar dele no céu de uma paisagem – poemas para Mário Botas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1