Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.
A autora, Ina Vasques, com a mentora do projeto Olha-Te, Célia Antunes

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

Também traz uma mensagem aos pais e é sobretudo uma “história de amizade, de atenção plena, de preocupação ambiental e de esperança”.

Para Ina Vasques, o lançamento do seu livro foi um momento “lindo e memorável”, que lhe “preencheu o coração”.

Ilustrado por Maria João Leite, “O Pica-Pau da Lagoa de Óbidos” começou a ser escrito em 2001 quando o seu filho tinha cinco anos e depois nunca mais teve tempo para o terminar devido à sua profissão. Há quatro anos, quando resolveu mudar o conceito da sua vida, dedicando-se mais à natureza e ao yoga, estava a mexer em ficheiros e encontrou o livro dedicado ao Diogo e em 2019 terminou a história.

Segundo a autora, no livro deixa uma reflexão aos pais para que “não permitam que o tempo vos tire a possibilidade de desfrutar cada momento”. “Sempre que possam leiam para os vossos filhos, passeiem, brinquem e nos momentos que estão com eles, não estejam em piloto automático, estejam no momento presente, com atenção plena e disponibilidade para os amar, ouvir, sentir e abraçar”, declarou.

A obra pretende criar um momento de partilha entre pais e filhos, ou em ambiente de sala de atividades de pré-escolar.

“O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos” tem um caráter pedagógico, pois é possível acompanhar a narrativa da personagem principal, um menino chamado Diogo que vai “ensinando” aos leitores como se fazem simples posições de yoga e termina com um exercício de mindfulness, para os “pais ou educadores fazerem com as suas crianças”. Esta meditação, segundo a autora, “trará tranquilidade e conforto para enfrentar os seus medos e ansiedades”.

Foi a sua grande amiga, Célia Antunes, mentora do projeto Olha-Te, que tem como missão apoiar doentes oncológicos, que fez a apresentação da autora.

Recordou que conheceu a autora quando ela trabalhava na Infancoop como diretora técnica e admirou “o método de ensino Movimento Escola Moderna” que Ina Vasques levou para a instituição. “Criámos uma ligação e uma grande amizade quando ela veio para o Olha-Te como voluntária”, contou, revelando que a autora em 2013 iniciou um projeto de yogakids para as crianças e familiares de doentes oncológicos e comunidade em geral.

Lembrou ainda que Ina Vasques também é membro do Clube Sorotimista Internacional desde 2015.

“Nesta nossa amizade ouvi sempre com muita atenção e emoção as histórias que a Ina foi contando sobre o seu filho, e este livro é uma dessas histórias que ela criou para o Diogo”, relatou.

Célia Antunes abordou a “nova filosofia de vida da autora, que hoje é professora de yoga e dedica-se ao autoconhecimento de forma muito inspiradora, promovendo o sentido de uma qualidade de vida”. 

Presente na sessão esteve a vereadora da cultura, Conceição Henriques, que chamou a atenção para o título do livro, questionando sobre quantas crianças “hoje sabem o que é um pica-pau”. “Talvez muito poucas”, apontou, referido que é para “trazer às nossas crianças tantas coisas que faziam parte do nosso quotidiano que também servem os livros”.

O evento teve vários momentos musicais com o pianista Gerardo Rodrigues e a cantora Sofia Caetano Miradouro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Trio detido por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR deteve três homens, com idades entre 25 e 35 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos do Bombarral e Caldas da Rainha.

trafico