Q

Previsão do tempo

7° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.
A autora, Ina Vasques, com a mentora do projeto Olha-Te, Célia Antunes

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

Também traz uma mensagem aos pais e é sobretudo uma “história de amizade, de atenção plena, de preocupação ambiental e de esperança”.

Para Ina Vasques, o lançamento do seu livro foi um momento “lindo e memorável”, que lhe “preencheu o coração”.

Ilustrado por Maria João Leite, “O Pica-Pau da Lagoa de Óbidos” começou a ser escrito em 2001 quando o seu filho tinha cinco anos e depois nunca mais teve tempo para o terminar devido à sua profissão. Há quatro anos, quando resolveu mudar o conceito da sua vida, dedicando-se mais à natureza e ao yoga, estava a mexer em ficheiros e encontrou o livro dedicado ao Diogo e em 2019 terminou a história.

Segundo a autora, no livro deixa uma reflexão aos pais para que “não permitam que o tempo vos tire a possibilidade de desfrutar cada momento”. “Sempre que possam leiam para os vossos filhos, passeiem, brinquem e nos momentos que estão com eles, não estejam em piloto automático, estejam no momento presente, com atenção plena e disponibilidade para os amar, ouvir, sentir e abraçar”, declarou.

A obra pretende criar um momento de partilha entre pais e filhos, ou em ambiente de sala de atividades de pré-escolar.

“O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos” tem um caráter pedagógico, pois é possível acompanhar a narrativa da personagem principal, um menino chamado Diogo que vai “ensinando” aos leitores como se fazem simples posições de yoga e termina com um exercício de mindfulness, para os “pais ou educadores fazerem com as suas crianças”. Esta meditação, segundo a autora, “trará tranquilidade e conforto para enfrentar os seus medos e ansiedades”.

Foi a sua grande amiga, Célia Antunes, mentora do projeto Olha-Te, que tem como missão apoiar doentes oncológicos, que fez a apresentação da autora.

Recordou que conheceu a autora quando ela trabalhava na Infancoop como diretora técnica e admirou “o método de ensino Movimento Escola Moderna” que Ina Vasques levou para a instituição. “Criámos uma ligação e uma grande amizade quando ela veio para o Olha-Te como voluntária”, contou, revelando que a autora em 2013 iniciou um projeto de yogakids para as crianças e familiares de doentes oncológicos e comunidade em geral.

Lembrou ainda que Ina Vasques também é membro do Clube Sorotimista Internacional desde 2015.

“Nesta nossa amizade ouvi sempre com muita atenção e emoção as histórias que a Ina foi contando sobre o seu filho, e este livro é uma dessas histórias que ela criou para o Diogo”, relatou.

Célia Antunes abordou a “nova filosofia de vida da autora, que hoje é professora de yoga e dedica-se ao autoconhecimento de forma muito inspiradora, promovendo o sentido de uma qualidade de vida”. 

Presente na sessão esteve a vereadora da cultura, Conceição Henriques, que chamou a atenção para o título do livro, questionando sobre quantas crianças “hoje sabem o que é um pica-pau”. “Talvez muito poucas”, apontou, referido que é para “trazer às nossas crianças tantas coisas que faziam parte do nosso quotidiano que também servem os livros”.

O evento teve vários momentos musicais com o pianista Gerardo Rodrigues e a cantora Sofia Caetano Miradouro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de...

termas 1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions