Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
10° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Associação de estrangeiros cria cozinha itinerante para levar culinária internacional a idosos  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 40 seniores da Fonte Santa - Centro Social da Serra do Bouro degustaram culinária típica da China. A cozinha itinerante foi criada pela Oeste International Community Volunteers (OICV), que no passado dia 24 cozinhou comida chinesa para cerca de 40 idosos do lar e centro de dia da instituição.
Os estrangeiros cozinharam comida chinesa para os idosos da Fonte Santa

Cerca de 40 seniores da Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro degustaram culinária típica da China. A cozinha itinerante foi criada pela Oeste International Community Volunteers (OICV), que no passado dia 24 cozinhou comida chinesa para cerca de 40 idosos do lar e centro de dia da instituição.

Os voluntários desta associação estrangeira levaram tudo o que é necessário para fazer uma refeição completa: desde fogão e utensílios a ingredientes e até “a boa disposição para animar os seniores que tiveram a oportunidade de ver os estrangeiros a cozinhar ao vivo”.

O menu foi composto por dois pratos populares da cozinha oriental. Um deles foi massa chinesa com frango e legumes e também foi servido arroz frito com legumes acompanhado de frango à moda chinesa. Foram utilizados os molhos de soja e de ostras.

Estiveram presentes para este evento oito membros da associação, oriundos da Polónia, Singapura, Reino Unido e Bélgica, que prepararam todos os alimentos para a refeição. 

A iniciativa faz parte do projeto “almoço cozinha internacional”, dinamizado pelos voluntários desta associação de estrangeiros, que tem cozinhado para utentes de várias instituições de Óbidos e Caldas da Rainha. 

A ideia é utilizar a gastronomia como “elemento cultural, símbolo de identidade e meio de integração”, disse o presidente da OICV, Joseph Poon, que é natural da China mas viveu no Reino Unido e trabalhou como coordenador do Parlamento dos Jovens. “Para muitos destes seniores é a primeira vez que provam comida chinesa, que além de ser saborosa é muito saudável porque tem muitos legumes”, referiu o responsável, revelando que “além do almoço diferente foi também um momento de convívio fora da rotina dos utentes”.

Margarida Martins, de 85 anos, natural da Madeira (Camacha) e residente nas Caldas há 60 anos, adorou a comida chinesa. “Já tinha saudades de comer um salteado”, disse ao JORNAL DAS CALDAS esta utente do lar que trabalhava a fazer cestos nas Caldas. Foi a primeira vez que degustou gastronomia oriental.

cozinha 2
 Foi a primeira vez que Margarida Martins provou a culinária oriental

Gastronomia como meio de integração

A voluntária da Polónia, Magdalena Styperek, disse que “o intuito do projeto é também mostrar que não estamos em Portugal só a passar férias. Queremos mostrar a nossa cultura aos portugueses daí que a cozinha móvel faz também pratos de outros países”. Segundo esta estrangeira já cozinharam em várias instituições de idosos de Óbidos e agora iniciaram nas Caldas da Rainha.

Quem também gostou muito desta iniciativa foi o vice-presidente da direção, Álvaro Baltazar, revelando que “os nossos idosos não saem tanto como desejariam e acaba por ser quase todos os dias a mesma rotina, então quando se proporciona alguma atividade diferente que possa quebrar essa rotina nós encaramos muito bem”.

O responsável destacou os voluntários estrangeiros que decidiram fixar-se em Portugal e “querem colaborar com a comunidade e conhecer a nossa realidade”.

Nicola Lourenço, diretora técnica da Fonte Santa, disse que os seniores aceitaram com muito agrado o almoço surpresa. “Não lhes disse no início que era comida chinesa até porque eles depois de provarem verificam que afinal não é muito diferente do que estão habituados e é bom para conhecerem outras culturas, relatou.

Joseph Poon tem como objetivo dar a conhecer a OICV, para que a população “saiba que não são só estrangeiros que vieram morar para o Oeste”. Segundo o presidente da associação, o número de estrangeiros a escolher o Oeste para viver ou gozar a reforma aumentou, tornando-se nos últimos anos uma comunidade com bastante representação social e económica. “Assim, e para efetuar uma aproximação aos portugueses, queremos continuar a realizar diversas atividades para interagir com as comunidades locais desta região”, adiantou.

A próxima iniciativa da OICV será levar a cozinha ambulante para a festa do “Desembrulhar Sorrisos” da Ordem do Trevo, que se vai realizar a 17 de dezembro, na Expoeste. Pretendem cozinhar culinária típica da Polónia e China para as crianças e famílias carenciadas apoiadas pela Ordem do Trevo.

Colaboraram nesta iniciativa ainda os voluntários estrangeiros Anand Karu, Andrew Burch, Bert Van, Ian Hoyland, Judith e Keit Cambridge.

A Fonte Santa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 2005, com sede na Serra do Bouro. Dá apoio a mais de cem idosos em lar, centro de dia e apoio domiciliário. Tem ainda as valências de creche e jardim de infância.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de...

termas 1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions