A Serra de Montejunto recebeu no passado dia 23 uma ação de voluntariado alusiva ao Dia da Floresta Autóctone, que consistiu na limpeza de um espaço da Mata Nacional da Quinta da Serra ocupado por acácias, espécie invasora, tendo sido retiradas e plantada cerca de meia centena de pinheiros mansos no mesmo local.
A iniciativa, organizada pela Associação de Produtores Florestais, contou com o apoio do Município do Cadaval e a presença da Neoen, empresa produtora exclusiva de energias renováveis.
Os participantes tiveram oportunidade de efetuar o Percurso da Estação da Biodiversidade guiados por Hélder Cardoso, ornitólogo e guia de observação de aves, e Paula Almeida, técnica da Câmara Municipal do Cadaval.
Segundo a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, o Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido com vista à promoção e divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, em alternativa ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do norte da Europa.
0 Comentários