De 17 a 20 de novembro, Alcobaça esteve no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência com a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.
Alcobaça tem, na doçaria conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.
No concurso “Melhor Doce Conventual” foi distinguido com o primeiro prémio o “Manjar Real”, da pastelaria Alcôa (Alcobaça), recebendo menções honrosas o “Pão de Ló de Alfeizerão, do Atelier do Doce (Alcobaça), o “Papão d’Anjo”, da Casa dos Doces Conventuais (Alcobaça) e o “Pralines Belges”, da Abadia de Herkenrode (Bélgica).
O prémio de Melhor Compota foi atribuído à “Compota de Pêssego com Menta Fresca”, das Monjas Cistercienses de São Bento da Porta Aberta (Rio Caldo).
O Melhor Licor Conventual foi considerado o “Licor de Singeverga”, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso”.
A iniciativa foi realizada em pleno Mosteiro de Alcobaça, que serviu de “tela” a uma experiência visual consumada com o espetáculo de vídeomapping “Alcobaça – Terra de Paixão”, que coloriu os 200 metros de comprimento da fachada do monumento.
“Trata-se de uma oportunidade privilegiada para saborear o melhor da nossa tradição gastronómica conventual, assim como das melhores casas portuguesas e estrangeiras da especialidade”, evidenciou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Para o autarca, a simultaneidade da inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, no Claustro do Rachadouro, espaço que foi palco de sessões de showcooking e música ao vivo por bandas filarmónicas, orquestras e associações culturais do concelho de Alcobaça, era motivo de dupla alegria.
“Não tenho a menor dúvida de que todo o território irá beneficiar desta nova unidade hoteleira de cinco estrelas, alargando o leque de segmentos de turismo como também atraindo todo um novo mercado de congressos e eventos sectoriais e empresariais. Representa uma oportunidade única de desenvolvimento e dinamização de todo o concelho”, declarou o presidente da Câmara.
0 Comentários