Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C

Doces e licores conventuais no mosteiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 17 a 20 de novembro, Alcobaça esteve no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência com a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.
O presidente da Câmara de Alcobaça satisfeito com a 24ª edição

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça esteve no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência com a 24ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Alcobaça tem, na doçaria conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

No concurso “Melhor Doce Conventual” foi distinguido com o primeiro prémio o “Manjar Real”, da pastelaria Alcôa (Alcobaça), recebendo menções honrosas o “Pão de Ló de Alfeizerão, do Atelier do Doce (Alcobaça), o “Papão d’Anjo”, da Casa dos Doces Conventuais (Alcobaça) e o “Pralines Belges”, da Abadia de Herkenrode (Bélgica).

O prémio de Melhor Compota foi atribuído à “Compota de Pêssego com Menta Fresca”, das Monjas Cistercienses de São Bento da Porta Aberta (Rio Caldo).

O Melhor Licor Conventual foi considerado o “Licor de Singeverga”, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso”.

A iniciativa foi realizada em pleno Mosteiro de Alcobaça, que serviu de “tela” a uma experiência visual consumada com o espetáculo de vídeomapping “Alcobaça – Terra de Paixão”, que coloriu os 200 metros de comprimento da fachada do monumento.

“Trata-se de uma oportunidade privilegiada para saborear o melhor da nossa tradição gastronómica conventual, assim como das melhores casas portuguesas e estrangeiras da especialidade”, evidenciou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Para o autarca, a simultaneidade da inauguração do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, no Claustro do Rachadouro, espaço que foi palco de sessões de showcooking e música ao vivo por bandas filarmónicas, orquestras e associações culturais do concelho de Alcobaça, era motivo de dupla alegria.

“Não tenho a menor dúvida de que todo o território irá beneficiar desta nova unidade hoteleira de cinco estrelas, alargando o leque de segmentos de turismo como também atraindo todo um novo mercado de congressos e eventos sectoriais e empresariais. Representa uma oportunidade única de desenvolvimento e dinamização de todo o concelho”, declarou o presidente da Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arte em posto Multibanco

Motivos alusivos ao ecossistema natural e animal do Paul de Tornada e a imagem da igreja da localidade embelezam um posto Multibanco naquela povoação das Caldas da Rainha, numa ideia do executivo da junta de freguesia concretizada pelo artista Ricardo Silva, que estudou na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

tornada 1

Choque aparatoso na Rua Vitorino Fróis

Um choque aparatoso entre duas viaturas na Rua Vitorino Fróis, na cidade das Caldas da Rainha, ao final da manhã desta terça-feira, levou a que um dos carros ficasse virado de lado. Os dois condutores foram assistidos pelos bombeiros mas recusaram transporte ao hospital.