Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Livro “Pão Descomplicado” com receitas sem glúten apresentado na EHTO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apresentado na passada sexta-feira, no auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo do Oeste (EHTO), o livro “Pão Descomplicado”, composto por mais de 65 receitas, sem glúten, em que uma das autoras foi aluna de uma das edições do curso de Padaria Avançada da escola. O livro foi editado pela Associação Paleo XXI, […]

Foi apresentado na passada sexta-feira, no auditório da Escola de Hotelaria e de Turismo do Oeste (EHTO), o livro “Pão Descomplicado”, composto por mais de 65 receitas, sem glúten, em que uma das autoras foi aluna de uma das edições do curso de Padaria Avançada da escola.

O livro foi editado pela Associação Paleo XXI, “que existe há oito anos e que tem contribuído para impulsionar a difusão do estilo de vida e alimentação paleo, enquanto alternativa saudável e lógica, apostando assim no consumo de proteína em vez de hidratos de carbono”, sublinhou Francisco Silva, fundador do grupo que segue um modelo adaptado da original dieta do paleolítico e que conta com 450 mil seguidores nas redes sociais.

Ao longo dos oito anos, a equipa da Paleo XXI tem vindo apostar na edição de livros sobre a “Cozinha Paleo XXI”, a “Doce tradição” e o “Com sal e sabor”, apostando agora “na missão de descomplicar o pão”. Nesse sentido, a associação decidiu convidar a antiga aluna da EHTO, Ana Henriques, formada em Padaria Avançada, para ajudar na criação do livro, com mais de 65 receitas de diversos tipos de pães para todos os gostos, desde broas, pães grandes, de forma, bolinhas, doces ou salgados.

De acordo com Francisco Silva, “não estamos a lutar contra quem faz pão tradicional, mas sim a informar que é possível fazer as mesmas receitas com outros ingredientes”.

Todas as receitas, que foram preparadas e provadas pelos autores, e que também contaram com ajuda dos alunos do curso de Padaria Avançada, procuram “abranger todo o tipo de pessoas”. “Temos receitas com duas massas mãe, uma feita com a fermentação da maçã e outra com açúcar e trigo sarraceno para ensinar a massa em casa, mas também receitas sem massa mãe, outras que se fazem na hora, e com ou sem laticínios”, explicou o fundador do grupo.

Paula Ruivo, da Paleo XXI, afirmou que “este é um livro só de pão, mas que mostra que é possível confecionar o mesmo com uma verdadeira massa mãe e ter verdadeiras surpresas, como pão doce, brioches, pães salgados e recheados, entre outros”.

Acompanhar a equipa da Paleo XXI esteve antiga aluna da EHTO, Ana Henriques, que explicou que “é muito importante o mundo da cozinha e da pastelaria tradicional perceber que é possível adaptar-se a novos horizontes e a outros tipos de alimentações, dietas e restrições alimentares”. “Foi isso que fizemos no livro “Pão Descomplicado”, onde recriamos um conjunto de pães, em que substituímos a farinha de trigo por farinha de outros cereais igualmente importantes na nossa produção nacional, como farinha de arroz ou de milho, e que não tem, naturalmente, glúten”, apontou, adiantando que “através destas receitas é possível criar pães fantásticos, com sabores na mesma”.

Além de apresentar o livro, a equipa da Paleo XXI convidou os alunos a recriar duas das receitas da obra nas instalações da escola.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago