Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 31° C
  • Sunday 33° C

Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro comemorou os 100 anos de Saramago

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha, assinalou no passado dia 16 o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades, sessões de cinema, exposições, instalações artísticas e ainda com a apresentação de quadros vivos inspirados na pintura de José Santa-Bárbara.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha, assinalou no passado dia 16 o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades, sessões de cinema, exposições, instalações artísticas e ainda com a apresentação de quadros vivos inspirados na pintura de José Santa-Bárbara.

A iniciativa, que esteve inserida no programa “Saramago na Escola”, de comemoração do centenário do escritor português, e que contou com uma parceria da Fundação José Saramago, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, teve como objetivo “ser uma pequena homenagem ao escritor, que hoje faria 100 anos e por tudo aquilo que representa na nossa cultura”, sublinhou Jorge Pina, diretor do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro

A atividade começou com as “Leituras saramaguianas”, na biblioteca da escola, onde os participantes ouviram a leitura expressiva realizada por representantes dos mais variados elementos, que compõem a comunidade educativa. Foram lidos excertos de diversas obras do autor, como “Memorial do Convento” “Os poemas impossíveis” e “Cadernos de Lanzarote e Viagem a Portugal”, acompanhados musicalmente por alunos do Conservatório das Caldas da Rainha, que “homenagearam da melhor forma o escritor, reativando as suas palavras e o seu pensamento e deixando ecos perduráveis nos presentes”, explicou Cecília Correia, coordenadora do Projeto Cultural de Escola-Plano Nacional das Artes.

Além das leituras, o programa comemorativo contou com uma instalação artística “100 SaramaguiANOS, 100 cadeiras, 100 alunos, 100 livros de José Saramago”, que decorreu num dos corredores da escola, onde os alunos sentados estiveram a ler textos das obras do autor. Também três das salas de aulas foram desarrumadas e deram lugar à apresentação de quadros vivos, realizados pelo pintor José Santa-Bárbara.

“O pintor fez uma leitura de Memorial do Convento e realizou 35 telas, compreendendo 11 estudos, com uso de diferentes técnicas e predominância do óleo e da têmpera vinílica sobre papel colado, apresentadas em 2001 numa exposição que teve lugar na Biblioteca Nacional em Lisboa”, indicou a coordenadora do projeto cultural, adiantando que “os nossos alunos deram vida a três quadros do pintor “A ara de Cheleiros”, “A leva da Infanta” e “O espírito santo”, sendo acompanhado por uma gravação áudio do excerto da obra, com um fundo musical de Domenico Scarlatti, enquanto os alunos contavam a história do quadro com pequenos jogos teatrais.

Na atividade esteve presente o pintor José Santa-Bárbara, que além de assistir à apresentação dos quadros vivos, também teve a oportunidade de conversar com os alunos. 

Do programa também constou uma palestra “Adaptação teatral de As intermitências da morte, de José Saramago”, apresentada pelo João Maria André, professor e investigador na Universidade de Coimbra.

A atividade também contou com a colaboração de outras instituições como a Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o Agrupamento de Escolas Raul Proença, a Escola Básica D. João II, bem como o Projeto Cultural de Escola.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.

Caminhada e festa em Santa Catarina

A Comissão de Pais de Santa Catarina está a convidar alunos, pais, familiares, amigos e toda a comunidade em geral para se juntarem no dia 5 de outubro para o evento de encerramento das comemorações dos 30 anos da Escola Básica de Santa Catarina.

caminhada