Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro comemorou os 100 anos de Saramago

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha, assinalou no passado dia 16 o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades, sessões de cinema, exposições, instalações artísticas e ainda com a apresentação de quadros vivos inspirados na pintura de José Santa-Bárbara.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), nas Caldas da Rainha, assinalou no passado dia 16 o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com diversas atividades, sessões de cinema, exposições, instalações artísticas e ainda com a apresentação de quadros vivos inspirados na pintura de José Santa-Bárbara.

A iniciativa, que esteve inserida no programa “Saramago na Escola”, de comemoração do centenário do escritor português, e que contou com uma parceria da Fundação José Saramago, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, teve como objetivo “ser uma pequena homenagem ao escritor, que hoje faria 100 anos e por tudo aquilo que representa na nossa cultura”, sublinhou Jorge Pina, diretor do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro

A atividade começou com as “Leituras saramaguianas”, na biblioteca da escola, onde os participantes ouviram a leitura expressiva realizada por representantes dos mais variados elementos, que compõem a comunidade educativa. Foram lidos excertos de diversas obras do autor, como “Memorial do Convento” “Os poemas impossíveis” e “Cadernos de Lanzarote e Viagem a Portugal”, acompanhados musicalmente por alunos do Conservatório das Caldas da Rainha, que “homenagearam da melhor forma o escritor, reativando as suas palavras e o seu pensamento e deixando ecos perduráveis nos presentes”, explicou Cecília Correia, coordenadora do Projeto Cultural de Escola-Plano Nacional das Artes.

Além das leituras, o programa comemorativo contou com uma instalação artística “100 SaramaguiANOS, 100 cadeiras, 100 alunos, 100 livros de José Saramago”, que decorreu num dos corredores da escola, onde os alunos sentados estiveram a ler textos das obras do autor. Também três das salas de aulas foram desarrumadas e deram lugar à apresentação de quadros vivos, realizados pelo pintor José Santa-Bárbara.

“O pintor fez uma leitura de Memorial do Convento e realizou 35 telas, compreendendo 11 estudos, com uso de diferentes técnicas e predominância do óleo e da têmpera vinílica sobre papel colado, apresentadas em 2001 numa exposição que teve lugar na Biblioteca Nacional em Lisboa”, indicou a coordenadora do projeto cultural, adiantando que “os nossos alunos deram vida a três quadros do pintor “A ara de Cheleiros”, “A leva da Infanta” e “O espírito santo”, sendo acompanhado por uma gravação áudio do excerto da obra, com um fundo musical de Domenico Scarlatti, enquanto os alunos contavam a história do quadro com pequenos jogos teatrais.

Na atividade esteve presente o pintor José Santa-Bárbara, que além de assistir à apresentação dos quadros vivos, também teve a oportunidade de conversar com os alunos. 

Do programa também constou uma palestra “Adaptação teatral de As intermitências da morte, de José Saramago”, apresentada pelo João Maria André, professor e investigador na Universidade de Coimbra.

A atividade também contou com a colaboração de outras instituições como a Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, o Centro de Formação de Associações de Escolas Centro-Oeste, a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o Agrupamento de Escolas Raul Proença, a Escola Básica D. João II, bem como o Projeto Cultural de Escola.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia