Durante a manhã da passada terça-feira, devido às condições atmosféricas, com forte vento, precipitação e alguma agitação marítima no interior do porto de pesca de Peniche, verificou-se o adornamento (inclinação para um dos lados) da embarcação Alma Lusa, que se encontrava sem tripulação.
Segundo a Docapesca, no âmbito das suas funções de autoridade portuária, com jurisdição no porto de Peniche, foram “acionados os meios de contenção de poluição marítima, em articulação com a Autoridade Marítima e o capitão do porto de Peniche”.
Os agentes da autoridade portuária e da autoridade marítima estão a acompanhar a evolução da situação. “Caberá agora ao armador apresentar um plano para a remoção da embarcação”, a aprovar pelas referidas autoridades, revela a Docapesca.
A embarcação encontra-se atracada no porto de Peniche há cerca de dois anos, na sequência do Processo Especial de Revitalização em curso, sendo a empresa Pescarade – Sociedade de Pesca do Arade, a proprietária.
A Docapesca vindo a acompanhar esta situação, tendo na passada semana, notificado o proprietário para a possibilidade da embarcação adornar, tendo entretanto os representantes estado no local. O barco acabou mesmo por virar.
0 Comentários