No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, o Agrupamento de Centros de Saúde (AceS) Oeste Norte em parceria com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), promovem um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância do tema e para a adoção de estilos de vida saudáveis.
“Compreender a diabetes é o primeiro passo para a sua prevenção. Estima-se que cerca de 537 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes, sendo de prever que o número ascenda aos 643 milhões até 2030. Trata-se, portanto, de uma das mais significativas comorbilidades com impacto nas vidas das pessoas, famílias e sociedades”, aponta João Gomes, diretor executivo do ACeS Oeste Norte.
“A diabetes atinge três em cada quatro adultos nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Foi responsável por 6,7 milhões de óbitos em 2021. Contribui com um crescimento assinalável na despesa nos sistemas de saúde em todo o Mundo. O seu impacto negativo na vida das pessoas prejudica as aspirações de educação e de emprego, afetando as comunidades agravando as dificuldades económicas dos agregados familiares”, descreve.
Deste modo, “a adoção de comportamentos saudáveis e o seu diagnóstico precoce são cruciais para o seu controlo”. O AceS Oeste Norte, o CHO e as Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Alcobaça, Óbidos, Bombarral, Peniche e Nazaré vão assinalar o dia com atividades abertas ao público.
Nas Caldas da Rainha, no Parque D. Carlos I, pelas 15h, decorre uma das iniciativas. Antes, pelas 10h, haverá uma ação no Agrupamento de Escolas D. João II, a cargo da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) Caldas/Óbidos.
Pela UCC Bombarral/Peniche, “Educar para a Prevenção” é a ação na Escola Secundária de Peniche, às 10h.
Pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês eUCC Alcobaça/Nazaré realiza-se a ação “Educação sobre Diabetes”, no auditório Adães Bermudes, em Alcobaça, pelas 18h.
Há ainda atividades programadas pela USF Pinhal de Rei, “Caminhada para a Saúde”, a partir das Piscinas Municipais de Pataias, pelas 9h, e “Palavras Doces para reduzir a Doçura”, no mesmo local, às 10h.
0 Comentários