Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Centro de Pneumologia com certificação da qualidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Pneumologia foi o primeiro serviço do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a receber a Certificação da Qualidade de Nível Bom pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde. Esta certificação foi realizada pelo modelo da Agencia deCalidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde.
Equipa do Centro de Responsabilidade Integrado de Pneumologia do Centro Hospitalar do Oeste

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Pneumologia foi o primeiro serviço do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a receber a Certificação da Qualidade de Nível Bom pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde. Esta certificação foi realizada pelo modelo da Agencia deCalidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde.

Esta certificação visa “reconhecer a qualidade do CRI de Pneumologia enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço”.

Para o diretor do CRI de Pneumologia do CHO, António Domingos, todo o processo de certificação, desde a candidatura, autoavaliação, auditoria interna, à avaliação externa, permitiu desenvolver o trabalho de equipa entre os diferentes profissionais, e envolveu outros serviços do CHO. Por outro lado, “permitiu a reflexão sobre o Serviço de Pneumologia, a aferição e sistematização de práticas habituais e a criação de novas atitudes, bem como a necessidade de formação e divulgação interna e externa das normas e procedimentos”.

Acrescenta ainda que a certificação do CRI de Pneumologia foi “uma oportunidade de envolver ativamente todos os profissionais na qualidade e melhoria contínua dos cuidados prestados, possibilitando a melhoria sistemática e contínua dos processos, e levando a um melhor e mais adequado atendimento aos utentes e aumento da motivação dos profissionais”.

Após a obtenção da certificação segue-se a fase de acompanhamento do processo de melhoria contínua da qualidade do CRI, que durará cinco anos, ou seja, até julho de 2027. Durante esta fase será feita uma visita de avaliação externa (auditoria de acompanhamento) pela Direção-Geral da Saúde em julho de 2024.

O CRI de Pneumologia foi criado em 2 de outubro de 2020. O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta