Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Centro de Pneumologia com certificação da qualidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Pneumologia foi o primeiro serviço do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a receber a Certificação da Qualidade de Nível Bom pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde. Esta certificação foi realizada pelo modelo da Agencia deCalidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde.
Equipa do Centro de Responsabilidade Integrado de Pneumologia do Centro Hospitalar do Oeste

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Pneumologia foi o primeiro serviço do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a receber a Certificação da Qualidade de Nível Bom pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde. Esta certificação foi realizada pelo modelo da Agencia deCalidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde.

Esta certificação visa “reconhecer a qualidade do CRI de Pneumologia enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço”.

Para o diretor do CRI de Pneumologia do CHO, António Domingos, todo o processo de certificação, desde a candidatura, autoavaliação, auditoria interna, à avaliação externa, permitiu desenvolver o trabalho de equipa entre os diferentes profissionais, e envolveu outros serviços do CHO. Por outro lado, “permitiu a reflexão sobre o Serviço de Pneumologia, a aferição e sistematização de práticas habituais e a criação de novas atitudes, bem como a necessidade de formação e divulgação interna e externa das normas e procedimentos”.

Acrescenta ainda que a certificação do CRI de Pneumologia foi “uma oportunidade de envolver ativamente todos os profissionais na qualidade e melhoria contínua dos cuidados prestados, possibilitando a melhoria sistemática e contínua dos processos, e levando a um melhor e mais adequado atendimento aos utentes e aumento da motivação dos profissionais”.

Após a obtenção da certificação segue-se a fase de acompanhamento do processo de melhoria contínua da qualidade do CRI, que durará cinco anos, ou seja, até julho de 2027. Durante esta fase será feita uma visita de avaliação externa (auditoria de acompanhamento) pela Direção-Geral da Saúde em julho de 2024.

O CRI de Pneumologia foi criado em 2 de outubro de 2020. O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matou o pai por imaginar que praticava atos sexuais com a irmã

Um jovem de 21 anos vai ser julgado por ter assassinado o pai, em agosto do ano passado, em Peniche, por imaginar que o progenitor, de 44 anos, “praticava atos de natureza sexual” com a irmã menor do arguido, sem que houvesse provas que tal acontecera.

julgamento

Melhorada estrada nova do Béltico

Estão em fase de conclusão as obras de beneficiação da estrada nova do Béltico, que liga os concelhos de Óbidos e Peniche.

beltico

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias