Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Exercício “A Terra Treme” prepara para o risco sísmico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Escolas e locais públicos da região, entre outros, aderiram ao exercício “A Terra Treme – Ação de Preparação para o Risco Sísmico”, que é promovido nesta quarta-feira, 11:09 horas, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Gestos que podem salvar vidas

Escolas e locais públicos da região, entre outros, aderiram ao exercício “A Terra Treme – Ação de Preparação para o Risco Sísmico”, que é promovido nesta quarta-feira, 11:09 horas, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Trata-se de um exercício nacional organizado todos os anos que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.

Saber  o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade desta ação.

O exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.

Com esta iniciativa, a ANEPC tem procurado alargar a reflexão em torno da temática do risco sísmico. Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os outros agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização e a realização do exercício “A Terra Treme”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica veterinária assaltada

Um quarteto encapuzado e com luvas assaltou uma clínica veterinária nas Caldas da Rainha na madrugada da passada sexta-feira, tendo levado cerca de 250 euros do fundo de maneio e de uma caixa de donativos para o tratamento de animais, para além de trelas.

assalto2

Exercício de resgate de náufragos na Foz do Arelho

Um simulacro de busca no mar e resgate junto às rochas foi realizado no passado sábado na Foz do Arelho. Foi testada a resposta ao salvamento de dois náufragos que deram à costa, numa zona de praia de difícil acesso.

simulacro3

Maior afluência às praias aumentou salvamentos

Entre 12 e 14 de abril o aumento da temperatura levou muitas pessoas às praias e aos banhos, o que fez subir o perigo de afogamento, numa altura em que a maioria não tem ainda vigilância. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, ao longo destes três dias, 249 salvamentos e quatro desaparecidos ao longo do país, incluindo no distrito de Leiria, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, área da capitania da Nazaré, onde um jovem de 22 anos foi arrastado pelo mar e outro de 26 anos foi resgatado com vida.

prevencao