Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Quinzena gastronómica da Lourinhã com pratos e cocktails imperdíveis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de regresso de 10 e 24 de novembro para a sua 11.ª edição. A iniciativa, promovida pelo Município da Lourinhã, reúne 22 restaurantes com diversas propostas de entradas, pratos especiais, sobremesas e cocktails, em que a bebida rainha da região ganha protagonismo.
Uma das sugestões é vestigium bife wellington com molho de aguardente

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de regresso de 10 e 24 de novembro para a sua 11.ª edição. A iniciativa, promovida pelo Município da Lourinhã, reúne 22 restaurantes com diversas propostas de entradas, pratos especiais, sobremesas e cocktails, em que a bebida rainha da região ganha protagonismo.

À semelhança dos anos anteriores, volta a fazer da Aguardente DOC Lourinhã destaque de um conjunto de sugestões gastronómicas, tendo os 22 estabelecimentos do concelho e da região demarcada criado diferentes sabores, no prato e no copo, com este ex-líbris. Ao todo são 54 entradas, pratos principais e sobremesas e, ainda, cinco cocktails.

“Esta é uma forma de homenagear a Aguardente DOC Lourinhã e evidenciar o espírito criativo da nossa região. Mais do que uma bebida, este é o ingrediente chave de uma iniciativa que tem trazido pessoas de todo o país à nossa região e, ao mesmo tempo, congregado os nossos habitantes à volta de algo que nos é tão próximo. Serão mais de 20 estabelecimentos a utilizar um dos nossos mais célebres produtos para criar sabores e texturas únicas, acentuados pelas notas inconfundíveis da aguardente”, refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã.

A aguardente volta a fazer furor, com sabores regionais e internacionais reinventados. Para abrir o apetite são muitas a sugestões dos estabelecimentos, desde o camarão à chef perfumado com Aguardente DOC Lourinhã ao foie gras com Aguardente DOC Lourinhã, servido sobre pão brioche e frutos vermelhos.

Nos pratos principais, as sugestões são amplas. Do peixe à carne, é possível provar uma telha de polvo ou uma caldeirada, um lombinho de porco com bacon ou um bife da vazia – todos regados, aromatizados ou confecionados com a bebida espirituosa. Há, ainda, opções como o linguini al nero di seppia com gamberi e o risotto de camarão e coco, em que a Aguardente DOC Lourinhã está igualmente presente.

Para deleite dos mais gulosos, as sobremesas servidas durante a Quinzena não dispensam o toque da Aguardente. A iniciativa contará com sugestões como o tiramisu, a tarte de abóbora e o cheesecake de caramelo salgado, a mousse de chocolate (simples ou crocante) e, ainda, a delícia de chocolate com café.

Finalmente, para acompanhar esta experiência gastronómica, os cocktails apresentam-se das formas mais originais. Entre as sugestões estão o Lourinhac Mule com laranja e gengibre, o DOC Old Fashioned e o Sour DOC.

Uma das únicas três regiões demarcadas da Europa, apenas para a produção de aguardentes – para além de Armagnac e Cognac –, a Lourinhã produz aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes da Europa. A distinção DOC (Denominação de Origem Controlada) é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.

A 11.ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca); Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Ave Dourada (A-dos-Cunhados), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Marisqueira Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), SandWish Beer Food Truck (Lourinhã), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) e o Yukimura Sushi Bar (Lourinhã).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2