O Município de Peniche dinamiza durante este mês um programa em torno da celebração do Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro.
Composto por iniciativas das mais variadas áreas, deste programa destaca-se o ciclo de conferências “Mar: Cultura, História e Identidade” (13, 20 e 27 de novembro), o III Congresso Internacional de Histórias da Natureza e Ambientes: Mais do que só Biodiversidade (24 a 26 de novembro) e a apresentação do projeto de valorização do peixe seco de Peniche no âmbito da parceria entre a Associação Onda, o Município de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
Na componente educativa a literacia do mar assume um papel de destaque através da sessão formativa “Literacia dos Oceanos – Berlenga, Reserva da Biosfera da UNESCO” (10 de novembro), da apresentação de projetos educativos inovadores sobre o mar (16 de novembro) e do programa “Peniche, um Mar de Paz e Oportunidades”, que assinala também o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro).
Também as iniciativas organizadas pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Smart Ocean Peniche, concretamente “Turismo Costeiro e Marítimo – Oportunidades e Desafios” (17 de novembro) e o evento “Construir um Futuro Azul-Territórios Costeiros e a Bioeconomia Azul” (24 de novembro) integram este programa.
A promoção da preservação e sustentabilidade ambiental em torno do mar serve de mote à Experiência de Surf Sustentável (19 de novembro), promovido pelo Peniche Surfing Clube, e a diversas ações de limpeza costeira e subaquática, a realizar ao longo do mês.
Este programa inclui várias exposições de pintura, fotografia e artesanato, de artistas e artesãs locais, tendo o mar e a identidade marítima do território como pano de fundo.
0 Comentários