Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
14° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
15° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 13° C

Cardeal Patriarca no 50º aniversário do Núcleo de Escuteiros do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O pavilhão gimnodesportivo do Cadaval acolheu, no passado dia 1, o fecho das comemorações do 50º aniversário da fundação do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas (CNE). A cerimónia contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que presidiu à eucaristia.
Final das comemorações aconteceu no pavilhão gimnodesportivo do Cadaval

O pavilhão gimnodesportivo do Cadaval acolheu, no passado dia 1, o fecho das comemorações do 50º aniversário da fundação do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas (CNE). A cerimónia contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que presidiu à eucaristia.

Largas dezenas de escuteiros católicos oestinos passaram a tarde do Dia de Todos-os-Santos na vila do Cadaval, com o intuito de participar no encerramento da celebração dos 50 anos deste núcleo escutista, que teve diversas atividades ao longo de um ano em todos os dez concelhos que integram o núcleo.

D. Manuel Clemente, natural de Torres Vedras e cofundador deste núcleo foi uma presença assídua nas comemorações desta efeméride.

Na cerimónia final no Cadaval, Ivo Faria e Carlos Pacheco, chefe nacional do CNE e chefe do Núcleo do Oeste, respetivamente, abriram o período de discursos, no qual destacaram o importante papel que o escutismo assume na formação dos jovens cidadãos. Não só por pretender torná-los participativos e responsáveis nas suas comunidades, mas também pela educação para a paz, compreensão e solidariedade.

O vice-presidente do Município do Cadaval, Ricardo Pintéus, manifestou que “num momento em que o mundo vive tempos tão conturbados, é muito gratificante saber da existência de movimentos como este, que purga por valores como o respeito pelo próximo, a proteção do ambiente, da lealdade e, mais importante ainda, da amizade”.

Os agrupamentos 601 e 1007, das localidades de Vilar e Alguber, respetivamente, abrilhantaram a cerimónia com alguns apontamentos musicais.

Decorria o ano de 1972, quando o núcleo oestino do CNE  foi fundado em Torres Vedras e Penafirme, pelas mãos do próprio D. Manuel Clemente, do cónego Alfredo Cerca e de Mário Pedro Marques. Na atualidade, o Núcleo conta com cerca de quatro mil escuteiros e envolve 34 agrupamentos espalhados por Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mais de cinco milhões de euros para reduzir pegada energética e carbónica nos hospitais do Oeste

Os três hospitais da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras vão executar, até ao final deste ano, um investimento superior a 5,1 milhões de euros em projetos de reconversão e eficiência energética. Como resultado é esperada uma diminuição média anual de mais de 920 toneladas de gases de efeito de estufa, o equivalente às emissões de cerca de 200 carros durante um ano.

pegada

Óbidos celebra fevereiro como Mês dos Afetos

Óbidos celebra, de 5 a 28 de fevereiro, o Mês dos Afetos, no âmbito da iniciativa "Cidade dos Afetos". Esta ação visa promover atividades de caráter afetivo para toda a comunidade, contribuindo para o bem-estar e para estilos de vida saudáveis, fundamentais para a felicidade de todos.

afetos

Município cadavalense em convenção europeia de territórios com vinhas

O Município do Cadaval participou na 3.ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, que decorreu entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, em Lagoa, no Algarve. Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, o evento reuniu representantes de vários territórios vinhateiros, entidades parceiras nacionais e internacionais.

vinhateiros