Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Câmara da Nazaré pede apoios para os combustíveis nas pescas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no passado dia 31, uma proposta em que é pedido ao Governo que reforce medidas de apoio à aquisição de todos os combustíveis utilizados na pesca profissional para fazer face à escalada dos preços dos combustíveis e os seus impactos no setor da pesca.
São pedidas medidas para travar o impacto dos preços dos combustíveis no setor das pescas

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no passado dia 31, uma proposta em que é pedido ao Governo que reforce medidas de apoio à aquisição de todos os combustíveis utilizados na pesca profissional para fazer face à escalada dos preços dos combustíveis e os seus impactos no setor da pesca.

De acordo com a proposta elaborada pelo vereador da CDU, João Paulo Delgado, a autarquia sublinha a necessidade de ser harmonizada a forma de aquisição da gasolina para a pesca profissional, alinhando-a com a aquisição do gasóleo, ou seja, com os descontos a serem aplicados no ato da aquisição do combustível.

Para o comunista, vive-se uma “insustentável situação” no setor da pesca, tendo em conta os “inaceitáveis preços dos combustíveis, influenciados designadamente pela especulação aplicada aos produtos petrolíferos”.

“Os pescadores da Nazaré estão a sofrer imenso com os impactos desta grave situação, sendo atualmente a esmagadora maioria os que utilizam motores fora de borda a gasolina”, manifesta.

O autarca faz notar que as pescas são “um setor estratégico que garante uma parte significativa do abastecimento alimentar à população portuguesa, o que contribui decisivamente para que o défice da nossa balança alimentar não seja ainda mais penalizador para as contas públicas do que já é”.

“O pescado é dos produtos alimentares cujo preço mais tem subido ao consumidor no contexto em que vivemos. No entanto, essa subida não se fez sentir da mesma forma na produção”, sustenta.

João Paulo Delgado alerta que “a pesca descarregada está sujeita ao leilão da primeira venda, e a formação do seu preço é determinada pela comercialização, designadamente pela grande distribuição, que pode usar a conjuntura para fazer subir, ainda mais, os preços ao consumidor”, enquanto que “a produção está com pés e mãos amarrados”.

O documento aprovado será enviado ao Primeiro-ministro, ao Ministério da Agricultura e a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia