Numa organização conjunta da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral e da Câmara Municipal do Bombarral, terá lugar no dia 26 de novembro um simpósio subordinado ao tema “o património como fator de desenvolvimento local”.
Pretende-se apresentar um conjunto diversificado de exemplos nacionais de boas práticas de valorização do património cultural material e imaterial, que se constituem como mais-valias e âncoras do desenvolvimento das comunidades locais. Podendo ser replicados noutros territórios, com as necessárias adequações às especificidades endógenas, os casos apresentados e discutidos neste encontro permitirão também capacitar as próprias comunidades, e seus agentes, em ações educativas, culturais e turísticas, assentes nas potencialidades do seu património.
Contará como oradores Alberto Guerreiro (Programação Territorial – Museu do Vinho de Alcobaça), Gabriela da Rocha (Museu na Aldeia), João Campos (Arquitetura Militar de Almeida), Patrícia Cordeiro (Caretos de Podence – Património Imaterial da Humanidade), Carlos Neto Carvalho (Geoparque Naturtejo), Paula Cassiano (Produtos Endógenos – Chícharo de Alvaiázere), José Luiz Silva (Cidades com Cerâmica) e Sérgio Leandro (Atratividade do Território).
A participação neste evento, a ter lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (que integra a iniciativa no seu projeto cultural e apoia a organização através do envolvimento dos alunos os cursos profissionais), será feita mediante inscrição prévia em https://patrimoniobombarral.blogspot.com.
0 Comentários