Manjerico, o boi mais conhecido de Portugal, morreu na tarde desta segunda-feira, depois de nos últimos dias a sua situação de saúde se ter agravado, por motivos que poderão ser desvendados quando se conhecerem os resultados das análises efetuadas, não sendo afastada a possibilidade do animal, que tinha completado em setembro sete anos, pesava 1.170 quilos e vivia numa propriedade próximo da estrada que faz a ligação entre a vila da Lourinhã e a cidade de Peniche, ter sido envenenado.
Mário Baltazar, o proprietário, de 74 anos, comprou-o quando tinha dois meses. Afeiçoou-se ao animal e deu-lhe o nome. “Saíste-me cá um manjerico”, foi a expressão que utilizava quando o animal brincava com o seu neto e assim foi batizado.
Dupla inseparável, era vulgar ver-se Mário Baltazar montado no Manjerico a passear, em zonas urbanas, rurais ou em praias, deslocações para as quais tinha autorização especial.
Ganhou fama e todos queriam tirar uma fotografia ao boi, que ainda ficou mais popular quando foi criada no Facebook a página Os Amigos do Manjerico, que chegou aos trinta e três mil seguidores. As televisões ajudaram a torná-lo uma atração maior.
0 Comentários