O Comando Distrital da PSP de Leiria, no âmbito da Operação “Bullying é para os Fracos”, entre os dias 10 de julho e 21 de outubro, realizou, através das suas Divisões Policiais, 41 ações de sensibilização, junto de 19 escolas de ensino básico e secundário, nas quais estiveram presentes 1209 alunos.
“O bullying passa, na maior parte das vezes, despercebido aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral. A vítima de bullying poderá sofrer este tipo de violência, durante muito tempo, sem que ninguém o perceba. Será importante ter atenção a alguns sinais e comportamentos”, refere a PSP.
Perturbações e alterações alimentares e do sono, como pesadelos, desinteresse por atividades anteriormente tidas como interessantes, praticar bullying com os irmãos e maus-tratos a animais domésticos, automutilação, tentativas ou ameaças de suicídio, mudança de amigos, recusa em ir à escola, alteração dos percursos para a escola e pedir para ser acompanhado e resultados académicos mais fracos podem ser sinais.
A PSP aconselha as crianças e jovens a não se isolarem e a partilharem sempre os problemas com os bons amigos, os professores, os pais e os polícias do Programa “Escola Segura”.
0 Comentários