Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Funcionária acusada de desviar taxas moderadoras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma funcionária da Câmara de Alcobaça que exerceu funções no serviço de atendimento complementar da Nazaré do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte está a ser julgada no Tribunal Judicial de Leiria por alegadamente se ter apropriado de taxas moderadoras.
A arguida apoderou-se do montante de 713,80 euros, segundo o Ministério Público

Uma funcionária da Câmara de Alcobaça que exerceu funções no serviço de atendimento complementar da Nazaré do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte está a ser julgada no Tribunal Judicial de Leiria por alegadamente se ter apropriado de taxas moderadoras.

É acusada pelo Ministério Público dos crimes de peculato e de recebimento indevido de vantagem, em concurso aparente com tráfico de influência.

O Ministério Público pretende que seja também condenada na pena acessória de proibição do exercício de funções públicas e no pagamento ao Estado de 412,40 euros “correspondente ao valor da apropriação” que “não restituiu e que não foi possível apreender”.

Segundo a agência Lusa, uma das testemunhas ouvidas pelo tribunal relatou que “a certa altura” a arguida deixou de entregar valores das taxas moderadores, pelo que a confrontou. “Ainda repôs algum dinheiro”, explicou, dizendo que a funcionária não justificou a razão do seu ato.

A arguida, assistente técnica de 48 anos, encontrava-se em regime de mobilidade interna no ACES Oeste Norte, onde estava incumbida do “atendimento ao público, incluindo o recebimento de taxas moderadoras”.

Em julho de 2019, a funcionária decidiu “não depositar as quantias em numerário que recebesse a título de taxas moderadoras”.

Apesar de a situação ter sido detetada no mês seguinte e de ter sido interpelada por diversas vezes, apenas restituiu 51,50 euros, tendo em novembro sido determinada a abertura de um processo de inquérito, no decurso do qual devolveu mais 249,90 euros.

“A arguida apoderou-se do montante global de 713,80 euros, do qual nunca restituiu a quantia global de 412,40 euros”, valores recebidos entre julho e dezembro de 2019, precisou o Ministério Público.

O processo de inquérito deu origem a processo disciplinar, com aplicação de suspensão por 20 dias, e, em junho de 2020, a trabalhadora reiniciou funções na Câmara de Alcobaça.

A funcionária responde igualmente pela alegada tentativa de obter dinheiro do gerente de um centro de diálise, a quem terá proposto, em outubro de 2019, desbloquear a situação de falta de encaminhamento de doentes do ACES para aquela unidade.

Na primeira sessão a funcionária preferiu não prestar declarações, prosseguindo o julgamento no dia 10 de novembro, às 13h30.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica veterinária assaltada

Um quarteto encapuzado e com luvas assaltou uma clínica veterinária nas Caldas da Rainha na madrugada da passada sexta-feira, tendo levado cerca de 250 euros do fundo de maneio e de uma caixa de donativos para o tratamento de animais, para além de trelas.

assalto2

Exercício de resgate de náufragos na Foz do Arelho

Um simulacro de busca no mar e resgate junto às rochas foi realizado no passado sábado na Foz do Arelho. Foi testada a resposta ao salvamento de dois náufragos que deram à costa, numa zona de praia de difícil acesso.

simulacro3

Maior afluência às praias aumentou salvamentos

Entre 12 e 14 de abril o aumento da temperatura levou muitas pessoas às praias e aos banhos, o que fez subir o perigo de afogamento, numa altura em que a maioria não tem ainda vigilância. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, ao longo destes três dias, 249 salvamentos e quatro desaparecidos ao longo do país, incluindo no distrito de Leiria, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, área da capitania da Nazaré, onde um jovem de 22 anos foi arrastado pelo mar e outro de 26 anos foi resgatado com vida.

prevencao