Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

1ª Gala do Desporto e da Atividade Física distinguiu caldenses

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai apresentar uma candidatura a “Capital do Desporto” em 2027, anunciou o presidente da autarquia, Vitor Marques, no passado domingo, durante a 1ª Gala do Desporto e da Atividade Física, organizada pelo Município.
Ramiro Martins foi duas vezes distinguido

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai apresentar uma candidatura a “Capital do Desporto” em 2027, anunciou o presidente da autarquia, Vitor Marques, no passado domingo, durante a 1ª Gala do Desporto e da Atividade Física, organizada pelo Município.

“Criar condições para ter uma candidatura ganhadora”, será o trabalho a desenvolver até lá, contando também para isso com embaixadores do concelho em várias modalidades, alguns deles homenageados nesta gala, que foi “uma festa do desporto para reconhecer os caldenses que se destacam nesta área”, disse Vitor Marques.

“Enaltecer mais a superação do que a competição”, vincou o autarca, que elencou atividades que o Município tem vindo a realizar, como Semana Europeia do Desporto, a ativação do Conselho Municipal do Desporto, os primeiros passos da Estratégia Municipal do Desporto e a entrada em fase de discussão dos regulamentos de apoio ao associativismo e à prática individual.

O presidente relatou como prioridades a manutenção de equipamentos e requalificação de instalações municipais e associativas, a promoção do desporto adaptado, a promoção de igualdade de género no desporto, novos equipamentos – novo relvado de futebol, mais um gimnodesportivo para ser utilizado pelas associações, dotar equipamentos escolares para práticas desportivas diversificadas, e mais polidesportivos no concelho para prática desportiva informal e para os clubes.

Ter uma carreira de tiro no concelho, melhorar as condições para a prática da modalidade de ginástica, ténis e paddel, e a requalificação de centro náutico na Foz do Arelho, são outras ambições.

Promover a equidade do concelho no acesso ao desporto, reavaliar a gestão das piscinas do concelho para mitigar custos e fomentar encontros nacionais e estrangeiros em várias modalidades para ajudar a economia, o marketing territorial e o turismo, são também apostas do executivo.

A 1ª Gala do Desporto e da Atividade Física teve como objetivo a “valorização pública de todos aqueles que contribuem para o sucesso desportivo no nosso concelho”, tendo em conta que “o reconhecimento de resultados desportivos, de agentes desportivos, projetos, atividades e eventos valoriza e estimula a prática desportiva e o sentimento de pertença de um concelho”, sustentou a autarquia.

Em votação estiveram diferentes categorias, tendo os resultados sido divulgados no domingo, altura em que os premiados foram distinguidos.

Na categoria de Associação Desportiva/Clube Desportivo os nomeados foram Acrotramp Clube das Caldas, Caldas Sport Clube e Associação de Kempo de Caldas da Rainha. Ganhou o clube de futebol (Caldas Sport Clube).

A categoria de Atleta do Ano Masculino foi disputada por António Morgado (ciclismo), Frederico Silva (ténis), João Almeida (ciclismo) e João Pereira (triatlo). Venceu o ciclista de A-dos-Francos, João Almeida.

Disputaram a categoria de Atleta do Ano Feminino a futsalista Beatriz Santos (ex-AD Alvorninha, atualmente no Sporting Clube de Portugal), a atleta de badminton Madalena Fortunato (MVD), Francisca Batista (ex-Caldas Rugby Clube, atualmente no Sporting Clube de Portugal) e a ginasta Sofia Vala (Acrotramp). Triunfou a jogadora de futsal, Beatriz Santos.

Candidata a Equipa do Ano Masculina estiveram a equipa de seniores masculinos de voleibol do Sporting Clube das Caldas, a equipa sénior masculina do Clube de Ténis de Caldas da Rainha e João Colaço Tomás, Diogo Colaço Tomás e Afonso Morais, da Associação de Kempo de Caldas da Rainha. Levou o prémio a equipa caldense de vólei.

Para Equipa do Ano Feminina estiveram a votos a equipa de atletismo sub18 feminina da ACDR Arneirense, Sofia Vala, Margarida Henriques e Andreia Berto, trio do Acrotramp, e Maria Cardoso, Maria Máximo e Luz Rodrigues, da Associação de Kempo de Caldas da Rainha. Venceu a equipa de atletismo do Barro dos Arneiros.

Na categoria Figura Desportiva do Ano puderam ser votados Filipe Noronha, da Associação de Kempo de Caldas da Rainha, José Santos, do Arco Clube das Caldas, e Patrício Lamboglia, do Caldas Rugby Clube. Ganhou o técnico de rugby.

O Treinador do Ano Masculino foi achado entre Miguel Sousa, da SIR Pimpões (basquetebol), Pedro Felner, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, e Tiago Cabral, da SIR Pimpões (natação). Ganhou o técnico Pedro Felner.

O título de Treinador do Ano Feminino teve como nomeadas Carla Ferreira, da SIR Pimpões (triatlo), Margarida Lage (Acrotramp) e Teresa Fernandes (Sporting Clube das Caldas). O prémio foi arrecadado pela técnica dos Pimpões.

Na categoria Homenagem Carreira o vencedor foi encontrado entre António Moura, da SIR Pimpões (triatlo), Joaquim Damas, da SIR Pimpões (basquetebol), e Ramiro Martins, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha. O dirigente do ténis venceu.

Na categoria de Dirigente do Ano Masculino a escolha foi entre David Santos (AD Alvorninha), Ramiro Martins (Clube de Ténis das Caldas da Rainha) e Bruno Rebelo (Associação de Kempo de Caldas da Rainha). Ramiro Martins bisou.

Para Dirigente do Ano Feminino estiveram nomeadas Susana Chust, da SIR Pimpões, Beatriz Clemente, da Associação de Kempo de Caldas da Rainha, e Ana Canas, da Federação Portuguesa de Natação. Triunfou Ana Canas.

Para Atleta do Ano de Desporto Adaptado Masculino esteve apenas nomeado Diogo Daniel (MVD). O atleta de badminton foi assim distinguido.

Concorreram a Treinador do Ano de Desporto Adaptado (ambos os géneros) Tatiana Clemente (Associação de Kempo de Caldas da Rainha), Jorge Cação (MVD) e Leonardo Ribeiro (Associação de Kempo de Caldas da Rainha). Ganhou a técnica da arte marcial kempo, Tatiana Clemente.

Para Árbitro/Juiz do Ano Masculino concorreram António Nobre (Federação Portuguesa de Futebol), Duarte Sousa (Clube de Ténis das Caldas da Rainha) e Rogério Ribeiro (Federação Portuguesa e Judo). Ganhou o juiz de ténis.

Na categoria Árbitro/Juiz do Ano Feminino estiveram a votos Ana Canas (Conselho Nacional de Arbitragem) e Beatriz Clemente (Associação de Kempo de Caldas da Rainha). Ganhou Ana Canas.

Puderam ser votados na categoria – Atividade Física o Clube de Ginástica dos Bombeiros, o Projeto karate para iniciados acima de 60 anos, do Karate Shotokan das Caldas da Rainha, e o Projeto Séniores +, da SIR Pimpões (atividade física sénior). O prémio foi para o projeto dos Pimpões.

Na categoria de Desporto Escolar estiveram o Clube Desporto Escolar do AE Raul Proença, Marta Carriço, do AE Raul Proença (atletismo), e Tomás Marques, da E.B de Santo Onofre (boccia). Ganhou o Clube. Finalmente, na categoria de Ética no Desporto estiveram Ana Rito, da AD Alvorninha, Maria Pimenta, da AD Alvorninha, e Rafael Raimundo, jornalista CNID. Venceu Ana Rito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161