Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Câmara quer jovens no centro da política de juventude

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Dar voz aos jovens e incentivar a sua participação nos processos de decisão política”, são os grandes objetivos da vereadora da câmara das Caldas Conceição Henriques, responsável pelo pelouro da juventude.
Sessão de abertura da Youth Summit”, organizada pelo Gabinete da Juventude da Câmara das Caldas

“Dar voz aos jovens e incentivar a sua participação nos processos de decisão política”, são os grandes objetivos da vereadora da câmara das Caldas Conceição Henriques, responsável pelo pelouro da juventude.

Na abertura da primeira edição do “Youth Summit”, uma semana direcionada para os jovens que se estende até 22 de outubro, com dinâmicas variadas que serão desenvolvidas por toda a cidade, organizada pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a autarca realçou a importância do diálogo e do envolvimento dos jovens “na planificação, execução e avaliação de políticas que têm como objeto agarrarem um projeto e levá-lo por diante”.

“É tão importante que as políticas da juventude envolvam os jovens, porque se assim não for corremos o risco de estar sempre a falar neles sem os ouvirmos”, disse Conceição Henriques, salientando a necessidade de capacitá-los a ter voz nos “processos de participação e decisão política a nível local, nacional e global”.

A vereadora, que falava na passada segunda-feira no pequeno auditório do CCC, apelou aos jovens para que “aprendam a aprender, a fazer e a decidir e não tenham medo de errar porque é uma experiência eficaz”.

“Não deixem que falem por vós naquilo que vos diz respeito”, salientou, revelando que quer que este evento seja o princípio do novo paradigma em que nas Caldas da Rainha os jovens “estão no centro da política de juventude”. 

O presidente da Câmara, Vitor Marques, também quis partilhar a abertura do “Youth Summit” com os jovens, recordando que “muito do seu trabalho do dia a dia é feito para a comunidade, dos mais novos aos seniores, com um foco muito especial nas pessoas e fazê-lo com os jovens traz um upgrade”.

“A juventude está no coração do projeto das Caldas da Rainha, porque é o vosso futuro que está em causa”, salientou.

Perante uma plateia de cerca de 150 estudantes das escolas caldenses, o presidente da câmara pediu aos jovens para que “aproveitem todas as oportunidades de ouvir, pesquisar, aprender, ler e fazer coisas novas porque vai influenciar e ter um papel muito grande na vossa vida”.

Vitor Marques concluiu dizendo que o município pretende em relação à juventude “criar ferramentas e dar meios para que possam ter mais conhecimento e ter a capacidade de seguir o seu caminho”. 

Segundo o presidente da Câmara, esta cimeira deve ser o “pontapé de partida para um município mais centrado na sua juventude, com propostas abrangentes, sólidas e que vá ao encontro das vossas necessidades”.

Apesar de reconhecer as oportunidades que existem lá fora, o presidente da autarquia disse aos jovens que pretende “criar as condições para vos permitir escolher e que as vossa escolha possa ser Caldas da Rainha, um sítio onde se sintam bem e que tenha respostas para uma vida melhor a nível profissional e pessoal”.

Cibersegurança” com Pedro Mendonça

juventude 2
Comunicação sobre Cibersegurança cativou os jovens

Uma sensibilização sobre cibersegurança com Pedro Mendonça, consultor do Centro Nacional de Cibersegurança, foi a primeira ação depois da sessão de abertura. 

Pedro Mendonça, que é das Caldas e que já foi professor na Escola Secundária Raul Proença, disse que a prevenção é a melhor defesa para evitar ataques maliciosos nos sistemas, redes e programas. Explicou as principais ameaças que podem ser encontradas no ciberespaço. Phishing, furto de identidade, ransomware foram alguns aspetos focados por Pedro Mendonça.

Explicou os cuidados básicos de segurança no ciberespaço, ou melhor, no mundo cada vez mais online como fazer uma password forte, abrir com atenção as mensagens de emails de origem desconhecida, não enviar informação sensível por mensagem ou email e denunciar o spam para que o sistema faça uma seleção prévia. Nas redes sociais não aceitar conexões com desconhecidos, não indicar morada ou telefone no perfil, não partilhar locais, imagens de crianças, imagens íntimas ou dados sensíveis, não partilhar noticias falsas e não clicar em posts ou mensagens suspeitas porque pode ser “phishing ou malware”.

A cimeira continua com um vasto programa com os temas diários “Pensar”, “Sentir”, “Ser”; “Agir”, “Querer” e “Viver”. A calendarização pode ser consultada no Instagram do município das Caldas da Rainha.

Tanto a sessão de abertura como a ação sobre cibersegurança foram comunicadas aos jovens em língua gestual.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reabilitação das duas residências de estudantes e construção de uma nova

A empreitada de reabilitação da residência de estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’, na Rua Vitorino Fróis, em Caldas da Rainha, vai permitir aumentar a oferta de camas, das atuais 104 para 117, num investimento de cerca de 1 milhão e 360 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).

residencias

Mexilhão gigante no Paul de Tornada

A Associação Pato encontrou um mexilhão gigante no Paul de Tornada quando se dedicava ao estudo dos cágados. Tinha 176 milímetros de comprimento e a espécie nem estava identificada nesta região.

mexilhao

Resultados da monitorização de cágados vão ser apresentados

A monitorização de cágados (tartarugas de água doce) na Reserva Natural Local do Paul de Tornada já remonta a 1995. Desde essa altura que se tem vindo a realizar monitorizações destas espécies de forma a avaliar as populações de cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) e cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) no Paul de Tornada.

cagados