Os trabalhos para a colocação da iluminação de natal nas ruas da cidade iniciaram no dia 10 de outubro. A instalação irá decorrer durante este mês e parte do próximo, de modo a que a iluminação de natal possa ser ligada a 19 de novembro.
A iluminação de Natal é garantida pela Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) em conjunto com a Câmara das Caldas. O orçamento para este ano ainda não está fechado, mas a previsão é de que seja semelhante ao do ano passado, não tendo sido atualizado pela inflação dos preços de combustível e da mão de obra. A empresa contratada é a BCastro, de Guimarães, a mesma do ano passado.
Em 2021 o total do custo da luz e animação foi de 210 mil euros, dos quais a autarquia comparticipou com 141 mil euros.
Segundo o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, com “a mesma verba vai-se fazer um pouco menos, devido às questões ambientais, e vamos aumentar o valor de apoio à animação”.
De acordo com o plano de poupança de energia 2022-2023 elaborado pelo Governo, o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, disse ao JORNAL DAS CALDAS que adiaram a inauguração uma semana. “Reunimos com a Câmara e chegámos a acordo de fazer a inauguração da iluminação natalícia na cidade no dia 19 de novembro”, contou o responsável, adiantando que estão ainda a montar o projeto da parte da animação e o artista presente na cerimónia festiva que assinala o início das iluminações será divulgado quando fizerem a apresentação do projeto do natal 2022.
Quanto às medidas de poupança energética, Luís Gomes indicou que as luzes de natal estarão ligadas “apenas seis horas por dia, entre as 18h00 e as 24h00”. “O que está definido pelo Governo é que de 6 de dezembro a 6 de janeiro as luzes estejam ligadas seis horas mas nós vamos manter o mesmo horário logo no início, para ir ao encontro da poupança de energia”, referiu.
A ACCCRO e a autarquia estão ainda a finalizar um pacote de medidas para sensibilizar o comércio, restauração e empresas para a ”redução do consumo energético neste inverno, nomeadamente as relacionadas com sistemas de climatização”.
0 Comentários