Q

Previsão do tempo

20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C

Redução do horário das iluminações de Natal 

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os trabalhos para a colocação da iluminação de natal nas ruas da cidade iniciaram no dia 10 de outubro. A instalação irá decorrer durante este mês e parte do próximo, de modo a que a iluminação de natal possa ser ligada a 19 de novembro.
Iluminação de natal já está a ser montada nas Caldas

Os trabalhos para a colocação da iluminação de natal nas ruas da cidade iniciaram no dia 10 de outubro. A instalação irá decorrer durante este mês e parte do próximo, de modo a que a iluminação de natal possa ser ligada a 19 de novembro.

A iluminação de Natal é garantida pela Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) em conjunto com a Câmara das Caldas. O orçamento para este ano ainda não está fechado, mas a previsão é de que seja semelhante ao do ano passado, não tendo sido atualizado pela inflação dos preços de combustível e da mão de obra. A empresa contratada é a BCastro, de Guimarães, a mesma do ano passado. 

Em 2021 o total do custo da luz e animação foi de 210 mil euros, dos quais a autarquia comparticipou com 141 mil euros.

Segundo o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, com “a mesma verba vai-se fazer um pouco menos, devido às questões ambientais, e vamos aumentar o valor de apoio à animação”.

De acordo com o plano de poupança de energia 2022-2023 elaborado pelo Governo, o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, disse ao JORNAL DAS CALDAS que adiaram a inauguração uma semana. “Reunimos com a Câmara e chegámos a acordo de fazer a inauguração da iluminação natalícia na cidade no dia 19 de novembro”, contou o responsável, adiantando que estão ainda a montar o projeto da parte da animação e o artista presente na cerimónia festiva que assinala o início das iluminações será divulgado quando fizerem a apresentação do projeto do natal 2022. 

Quanto às medidas de poupança energética, Luís Gomes indicou que as luzes de natal estarão ligadas “apenas seis horas por dia, entre as 18h00 e as 24h00”. “O que está definido pelo Governo é que de 6 de dezembro a 6 de janeiro as luzes estejam ligadas seis horas mas nós vamos manter o mesmo horário logo no início, para ir ao encontro da poupança de energia”, referiu.

A ACCCRO e a autarquia estão ainda a finalizar um pacote de medidas para sensibilizar o comércio, restauração e empresas para a ”redução do consumo energético neste inverno, nomeadamente as relacionadas com sistemas de climatização”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Criatividade de alunas da Escola de Hotelaria posta à prova

Realizou-se a 2ª edição do EstrELA Monumental, evento criado pelo Mosteiro do Leitão, restaurante na Batalha, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Neste estabelecimento de ensino, 17 alunas estiveram na manhã de 21 de maio a preparar os seus pratos de autor, de modo a convencer o júri a tornarem-se um dos quatro pratos vencedores. 

monumental

Cardeal na celebração dos Votos Perpétuos de religiosa caldense

No dia 1 de junho, pelas 17h00, na Igreja Paroquial das Caldas da Rainha, terá lugar a Celebração da Profissão Religiosa dos Votos Perpétuos da Irmã Ana Margarida Lucas, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa. Haverá depois um jantar convívio no Centro Paroquial.

religiosa

Soldado Nobre no Cineclube CCC

Soldado Nobre, de Jorge Vaz Gomes é o filme da próxima sessão do Cineclube CCC, no dia 1 de junho, pelas 16 horas, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

soldado