Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

“A arte como benefício para a saúde mental”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, o departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) procedeu à inauguração da exposição “Liberdade Através de Técnicas de Impressão Manual”, no Museu do Hospital e das Caldas, na passada segunda-feira.
Inauguração da exposição “Liberdade Através de Técnicas de Impressão Manual” no Museu do Hospital

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, o departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) procedeu à inauguração da exposição “Liberdade Através de Técnicas de Impressão Manual”, no Museu do Hospital e das Caldas, na passada segunda-feira.

A exposição, patente ao público até 29 de outubro, mostra trabalhos co workshop de serigrafia promovido pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas (ESAD.CR) a oito utentes do serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO, coordenado pela docente Vera Gonçalves.

Este projeto teve a particularidade de dar ênfase à liberdade de expressão com a cor através do ato de pintar. O workshop pretendeu “mesclar a arquitetura da cidade das Caldas da Rainha com imagens abstratas com que os participantes mais se identificassem”. Este exercício demandou uma “busca de identidade dos participantes através de imagens impressas e de cor”. 

saude mental 2
A exposição está patente até 29 de outubro no Museu do Hospital

A iniciativa visa o estigma da doença mental e a relevância da “arte enquanto elemento comunitário integrador de pessoas em situação de discriminação”, explicou Catarina Jesus, médica especialista em psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO, que quis com esta ação “chamar a atenção para um grupo da população que muitas vezes passa como não identificado ou que é visto de uma forma distorcida por causa do estigma”.

Patrícia Frade, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, disse que uma das preocupações é “tentar uma intervenção o mais precocemente possível”, lamentando que ainda não haja um “desenvolvimento nas políticas de saúde mental que nos permita uma intervenção atempada como nós desejaríamos”. Espera conseguir ter o financiamento “para desenvolver os projetos que temos pensado há anos e que ainda não se conseguiram realizar por falta de investimento nesta área”.

 Investir no bem-estar mental significa investir em “comunidades saudáveis e prósperas”, salientou, acrescentando a necessidade de abordar o estigma e a discriminação para derrubar “as barreiras que impedem as pessoas de procurarem apoio”.  

A diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental aproveitou a ocasião para falar das obras que estão neste momento a decorrer para o internamento de psiquiatria na unidade de Peniche, “que é muito importante estarem a acontecer”. Revelou que também têm uma equipa comunitária que “está na fase final da sua formação para conseguirmos intervir mais na comunidade”.

João Mateus, subdiretor da ESAD.CR, destacou o papel da coordenadora deste workshop, a professora Vera Gonçalves, que teve a sensibilidade de “motivar estes participantes, encorajando na arte a libertação do que está dentro deles”.

Elogiou ainda Pedro Cá, que fez a reportagem fotográfica do evento. “Acabámos por assumir a responsabilidade da exposição e o que temos é uma espécie de viagem de uma iniciativa que permitiu colocar em prática a criatividade e liberdade dos participantes, que termina com um texto de Catarina Jesus”, descreveu.

João Mateus assumiu o “desafio da escola desenvolver outro tipo de trabalho nesta área”.      

O diretor da ESAD.CR, João dos Santos, falou do estigma que considera existir nas pessoas que frequentam as escolas de artes. “Na realidade precisamos uns dos outros para poder olhar o mundo de formas diferentes e para nos podermos aceitar uns aos outros”, disse, revelando que vão criar as condições com o departamento de psiquiatria do CHO para que esta iniciativa volte a repetir-se. 

A presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, encerrou a cerimónia inaugural da exposição, manifestando satisfação por ter “profissionais que trabalham e cuidam desta forma e de ter doentes que aceitam estes desafios”. Destacou o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO que “cada vez tem mais valências no sentido de dar mais respostas à comunidade”.

Testemunho de utente

Na sessão inaugural ouviu-se o testemunho de Liliana Puyu, da Ucrânia que foi uma utente do serviço que participou no workshop que resultou na exposição. Está em Portugal com o seu marido há 23 anos e adorou participar na atividade na ESAD.CR, “uma experiência nova, rodeada de boas pessoas, felizes e contentes enquanto trabalhávamos a arte”.

“Com a ajuda da professora Vera consegui dar vida a uma folha de papel. Durante o tempo que estive a fazer o trabalho senti-me muito calma e livre, parece que estava noutro mundo dentro da imagem que fazia com tintas”, contou, lembrando o filho, neto e nora que estão na Ucrânia em perigo de vida.  Revelou que gostava de repetir a experiência, que lhe faz “muito bem à alma”.

Esta iniciativa teve o apoio da Liga de Amigos dos Hospital das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto