Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Iniciativa Liberal organizou evento dedicado à juventude

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 30 de setembro a 2 de outubro, no Cine Teatro da Nazaré, a Iniciativa Liberal (IL) organizou a 1.ª edição do X´IL - Encontro Nacional da Juventude, momento de convívio e de formação cívica e política.
Painel subordinado ao tema “Liberalismo fora de portas”

De 30 de setembro a 2 de outubro, no Cine Teatro da Nazaré, a Iniciativa Liberal (IL) organizou a 1.ª edição do X´IL – Encontro Nacional da Juventude, momento de convívio e de formação cívica e política.

Álvaro Beleza, Cecília Meireles, Margarida Balseiro Lopes, Emil Kirjas, Rita Saias, Pedro Almeida, Nuno Vitorino, Catarina Santos Botelho e Miguel Pupo Correia foram alguns dos oradores convidados. João Cotrim Figueiredo, presidente dos liberais, fez a abertura e o encerramento do evento, tendo apelidado de “heróis” os jovens militantes que resistem a ficar no país, em relação ao qual teceu criticas à política fiscal, de saúde, de educação e da segurança social.

Emil Kirjas, ex-secretário-geral da Liberal Internacional e vice-presidente nominal, fez uma intervenção sobre o “Liberalismo na Europa – Uma nova geração de partidos e políticos”.

Destacou-se um painel subordinado ao tema “Liberalismo fora de portas”, que teve como convidados Álvaro Beleza, presidente da SEDES, Cecília Meireles, ex-deputada e antiga vice-presidente do CDS, Margarida Balseiro Lopes, vice-presidente do PSD, e Rui Rocha, deputado da IL. A moderação esteve a cargo de Octávio Lousada Oliveira, assessor parlamentar da IL.

No debate ficou claro que, apesar de algumas diferenças, existe um chão comum aos participantes: os valores liberais como a defesa do Estado de Direito democrático, a separação e limitação das diversas formas de poder, a proteção dos direitos humanos em Portugal ou em qualquer parte do mundo e a necessidade permanente de escrutínio e fiscalização dos poderes exercidos em nome das pessoas.

Leonor Dargent, chefe de gabinete do Grupo Parlamentar da IL, fez uma intervenção sobre o trabalho e os principais desafios de “Uma semana no Parlamento”. Seguiu-se um painel dedicado ao “Crescimento Verde – Uma Visão Liberal”, que teve como orador convidado o deputado da IL Bernardo Blanco, que também faz parte da Comissão de Ambiente e Energia na Assembleia da República.

Para além de um painel de formação sobre campanhas políticas, análise de dados, redes sociais e intervenções em público, “Blockchain” foi o tema do painel que teve como orador convidado Miguel Pupo Correia, professor associado com agregação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigador sénior do INESC-ID. Carla Castro, deputada da IL, Carlos Guimarães Pinto, deputado da IL, e Pedro Almeida, CEO at Teach For Portugal, foram os oradores do painel dedicado à mobilidade social, que teve a moderação de Angelique da Teresa, deputada municipal da IL.

“Juventude e a Política” teve a participação de Filipa Osório, Director Of Content Development no Instituto +Liberdade, Marco Santos, presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, Patrícia Gilvaz, deputada da IL, e Rita Saias, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude e consultora para a Juventude de Marcelo Rebelo de Sousa.

No painel “Púlpito Liberal” os participantes tiveram a possibilidade de fazer uma intervenção no púlpito do encontro à semelhança dos deputados da IL na Assembleia da República.

Outro debate teve Nuno Vitorino como orador convidado. Fundador e presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado, atleta paralímpico de natação e campeão europeu de surf adaptado, Nuno Vitorino acredita que não há impossíveis e fez uma intervenção sobre “Uma história de super heróis”.

Catarina Santos Botelho, professora auxiliar na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a disciplina de Direito Constitucional e a pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, fez uma intervenção sobre “Democracias Liberais e Populismos”.

A primeira edição do X´IL – Encontro Nacional da Juventude terminou com uma talk de João Cotrim Figueiredo sobre “Política é Cultura”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia