Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

8 de outubro – Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa alertar para o elevado número de pessoas que se encontram em sofrimento, nas suas diversas dimensões, em consequência de doença grave e limitadora da vida e para a importância que estes cuidados têm.
Ilustração

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa alertar para o elevado número de pessoas que se encontram em sofrimento, nas suas diversas dimensões, em consequência de doença grave e limitadora da vida e para a importância que estes cuidados têm.

Face ao desconhecimento, ideias erróneas e mitos associados acerca do que são cuidados paliativos, neste dia importa esclarecer em que consistem.

A Organização Mundial de Saúde define Cuidados Paliativos como uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e/ou grave e com prognóstico limitado, através da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas não só físicos, como a dor, mas também dos psicossociais e espirituais, qualquer que seja a sua idade, diagnóstico ou estadio da doença.

Por definição, a palavra “paliativos” significa “remédio ou medida que alivia, mas não cura”; tal como é um adjetivo associado ao verbo “paliar”, que significa “atenuar, aliviar, tornar menos desagradável”. Assim, fica claro, que os cuidados paliativos consistem exatamente em cuidados que visam aliviar, suavizar ou amenizar a trajetória da doença grave vivenciada pela pessoa e pela sua família/cuidador, sem objetivo de cura. Toda a pessoa com doença grave deve usufruir precocemente de acompanhamento por Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos.

Os cuidados paliativos focam a sua intervenção multidisciplinar no doente e na família e incluem também o apoio no processo de luto.

É emergente garantir a sua acessibilidade a todas as pessoas que deles podem beneficiar, entre as quais enquadram-se as pessoas com doença oncológica, insuficiências de órgão (cardíaca, respiratória, renal, hepática), demências, doenças neurodegenerativas, SIDA, entre outros.

O acesso a equipa de cuidados paliativos no SNS é um direito consagrado na lei em Portugal. Estima-se que só na região Oeste, são mais de 3000 as pessoas com indicação para acompanhamento nesta área.

Caso considere que faz parte do grupo de pessoas que está nesta condição (ou o seu familiar), peça ao seu médico assistente o encaminhamento para consulta de cuidados paliativos no hospital da sua área de residência.

Cuidados paliativos não são sinónimo de cuidados de fim de vida. Ajudam a pessoa a viver tão ativamente quanto possível e a gerir expetativas, aumentando a qualidade de vida.

Para o seu bem estar e porque “a tua vida importa-nos” (mote da campanha APCP), tenha acesso a cuidados paliativos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Otimismo: um modo de vida!

Todo o mundo enfrenta obstáculos e dificuldades, mas quando tentamos focar no lado bom das coisas, conseguimos ter mais clareza para resolver os nossos problemas. Pensar positivo não é ignorar os obstáculos e os problemas, é encarar as dificuldades de uma forma mais produtiva, conscientes de que situações negativas são passageiras e não duram para sempre.

miguel

Quem destrói a nossa democracia

Um livro recente de Larry M. Bartels, Democracy Erodes from the Top: Leaders, Citizens and the Chalenge of Populism in Europe (Princeton), confirma que quem destrói a democracia são as elites e não o povo. Até porque, diz Bartels, o povo e a correlacionada vocação iliberal e antidemocrática é elucubração de especialistas. O óbvio ganha sempre outro peso quando é afirmado por um cientista político como este ilustre catedrático da Universidade Vanderbilt.

francisco martins da silva

Parque Urbano das Águas Santas: Um grito de cidadania

Enquanto munícipe, sinto-me na obrigação de denunciar a triste situação em que se encontra o parque urbano das Águas Santas. Este espaço, que deveria ser um refúgio de paz e lazer para todos, está entregue ao abandono e ao descuido. O parque foi construído com financiamento da União Europeia como parte da resposta à pandemia de Covid-19, o que torna a situação ainda mais revoltante. Quero expressar a minha indignação perante as autoridades responsáveis e chamar a atenção para a necessidade urgente de ações efetivas.