Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Freguesias levam cultura ao Folio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.
Cartaz do evento

No âmbito do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no “Dia da Freguesia” – Folio Educa.

Assim, no dia 6, a freguesia de A-dos-Negros apresenta, a partir das 16h30, poesia itinerante com Vítor Duarte. Pelas 20h30, no Auditório Municipal da Casa da Música – Óbidos, atua o Rancho Folclórico “Estrelas do Arnóia” e Victor Mata (música e poesia).

No dia 7, será a vez da freguesia do Olho Marinho. Na Casa José Saramago – Biblioteca Municipal, com início às 20h30, há uma tertúlia com Elisa Fernando, Patrícia Patriarca, Carlos Santos e Lina Félix. A moderação é de Paulo Santos (curador do Folio Educa).

“Memórias Fotográficas do Vau” é a proposta da freguesia do Vau. Trata-se de um projeto da autoria de Maria de São Pedro, Marina Pinto Basto e Pedro Pinto Basto que conta, para além do lançamento de um livro, com uma exposição fotográfica. Decorre no dia 10, pelas 19h30, no Museu Abílio Mattos e Silva. Na cerimónia de apresentação da obra literária “Memórias Fotográficas do Vau” vai estar Maria do Céu Melo e Carminda Carreira (declamação de poesia).

Já para o dia 11, pelas 15 horas, no âmbito do projeto “Dar às Paragens de Autocarro uma perspetiva cultural e comunitária”, a freguesia de Gaeiras apresenta o Mural comemorativo dos 100 anos de José Saramago, executado pelas artistas plásticas obidenses Daniela Fortunato e Flávia Martins (Dafla) e instalado junto a uma paragem de autocarro no centro da vila de Gaeiras (junto ao Largo de São Marcos).

A freguesia da Usseira marca a sua presença no Folio, dia 12, com o Grupo de Teatro “A Raiz de Usseira”. Sobe ao palco com o espetáculo “Revista à Vista”, pelas 20h30,no Auditório Municipal da Casa da Música – Óbidos.

No dia 13, pelas 21 horas, é a vez da freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. No Auditório Municipal Casa da Música – Óbidos, terá lugar o lançamento do livro “Trovas e Encantos – Poesia Popular da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa”. Oradores convidados: Paulo Santos, escritor obidense, e Ludgero Mendes, antropólogo. Existirá um apontamento musical com a participação do fadista obidense Fernando Sousa, acompanhado por viola e guitarra portuguesa.

A freguesia de Amoreira promove uma tertúlia com Cláudia Pereira, Luizinho Conceição Leal, Olga Prada e Fábio Carvalho e um espetáculo com o Grupo de Teatro “Animais de Palco”. Realiza-se no dia 14, a partir das 20h30, no Auditório Municipal da Casa da Música – Óbidos.

A edição de 2022 do Folio tem como tema o “Poder” e decorre de 6 a 16 de outubro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1