Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Dia Internacional do Idoso festejado na Misericórdia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha celebrou no passado sábado o Dia Internacional do Idoso com uma missa e lanche-convívio no edifício sede da instituição, com a participação de utentes e familiares, e animado pelos Cavaquinhos das Gaeiras.

A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha celebrou no passado sábado o Dia Internacional do Idoso com uma missa e lanche-convívio no edifício sede da instituição, com a participação de utentes e familiares, e animado pelos Cavaquinhos das Gaeiras.

Depois do período pandémico “é o primeiro evento em que temos possibilidade de convidar os familiares a estarem com os seus pais, avós ou tios, e achámos que o Dia Internacional do Idoso era ideal para concretizar esse evento, tendo a certeza que para eles é uma alegria imensa estarem juntos, quando estiveram quase dois anos privados deste convívio e desta proximidade”, manifestou a provedora da Misericórdia, Conceição Pereira.

“Agora que já estamos um pouco a viver uma vida normal, tivemos uma resposta extraordinária. Vimos a ansiedade e a alegria por verem os familiares e esperamos concretizar mais vezes”, referiu.

No evento participaram muitos dos mais de cem utentes idosos dos vários espaços da Misericórdia. Só não estiveram os acamados, porque a festa foi realizada no exterior do edifício.

A mais idosa tem 102 anos e há muitos utentes na casa dos 90 anos. Boa parte é dependente e há alguns acamados.

A Misericórdia das Caldas da Rainha, que dispõe de equipas de enfermagem, médica, fisioterapeuta e nutricionista, tem recebido “muitas solicitações e algumas bem dramáticas, situações em que as pessoas já não podem continuar nas unidades hospitalares ou os filhos não têm condições de acompanhá-los de dia e de noite devido ao trabalho”, indicou a provedora, adiantando que “tentamos dar resposta, apesar de termos as vagas preenchidas”.

A instituição tem três espaços onde os idosos estão, um centro de acolhimento temporário desde bebés a adolescentes, completo com quinze utentes, o lar de infância e juvenil para meninas, também cheio, com quinze utentes, e o Jardim de Infância Leonel Sotto Mayor.

Assegura apoio domiciliário e no Centro de Recursos, no antigo Colégio Ramalho Ortigão, funcionam o CLDS 4ª Geração, o serviço de apoio da ação social, a Cantina Social, a Loja Social e a distribuição de cabazes.

Dispondo de cerca de 150 colaboradores e tendo no total 400 utentes e funcionários, na Misericórdia são confecionadas diariamente 400 refeições e por isso a próxima obra vai ser uma cozinha nova. A atual cozinha está a funcionar no Colégio e a instituição está à espera de parecer para avançar. “Queremos ainda este ano começar a obra, deve rondar cerca de meio milhão de euros, e vamos pedir ajudas e fazer eventos”, relatou Conceição Pereira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar