Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Rotary Club organizou palestra “Dia do Mimo”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club do Bombarral organizou no passado dia 1, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, uma palestra sobre “A Importância do Mimo na Saúde Mental”, tendo como tema central o suicídio. A iniciativa foi dinamizada pela equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que é constituída […]
A equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO dinamizou a palestra (foto José António)

O Rotary Club do Bombarral organizou no passado dia 1, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, uma palestra sobre “A Importância do Mimo na Saúde Mental”, tendo como tema central o suicídio.

A iniciativa foi dinamizada pela equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que é constituída pela psiquiatra Ana Poças, pela psicóloga Mónica Grais e pela enfermeira especialista de saúde mental, Vera Leal.

“O suicídio é uma das causas associadas em mais de 90% às doenças mentais e é uma situação que ainda provoca muito estigma”, sublinhou a responsável pela equipa, Ana Poças, alertando para a necessidade de falar sobre esta realidade, pois “quanto mais soubermos sobre ela, mais vamos conseguir ajudar as pessoas”.

Na sessão também foram abordadas formas de como e onde procurar ajuda, e “como se deve autocuidar”. “Preocupar connosco e com a nossa saúde, não só física, mas também mental, que por vezes é descurada”, indicou Ana Poças, adiantando que “é muito importante reconhecer a necessidade e não termos medo de pedir ajuda, porque a doença mental pode afetar qualquer pessoa”.

Foram igualmente dados conselhos de como “estar atento ao outro e às mudanças no comportamento, bem como aos pedidos de ajuda, e ao facto de estarmos lá para essas pessoas, sabendo ouvir, mas também para aconselhar no autocuidado e na procura do bem-estar”.

A equipa médica do CHO também apelou aos presentes para “estarem atentos a quem nos rodeia e aos pedidos de ajuda, pois saber ouvir o outro pode fazer toda a diferença”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Percurso narrado pelo Pó

Integrado no seu programa cultural para o ano de 2024 que inclui percursos narrados, tertúlias culturais, apresentação de livros sobre cultura e história do Bombarral e recriações históricas, a Câmara Municipal do Bombarral levou a efeito no passado dia 16 mais um percurso narrado, desta feita na aldeia do Pó.

po

Jovens sensibilizados para o projeto europeu

A União Europeia esteve no centro do debate na passada sexta-feira no Bombarral, na “Praça do Luxemburgo On Tour”. Informar os jovens sobre a importância do projeto europeu, sensibilizando para o voto nas eleições europeias, esteve entre os objetivos do evento.

luxemburgo

Equipa sediada no Bombarral vence no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal teve um arranque muito positivo no Campeonato de Portugal de Karting. Na primeira jornada dupla, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, a equipa sediada no Bombarral venceu na exigente categoria X30 Mini e somou mais cinco pódios nas categorias Iniciação, Cadete e X30 Super Shifter, deixando antever que vai discutir alguns dos mais importantes títulos nacionais em 2024.

karting