Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
11° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C

Rotary Club organizou palestra “Dia do Mimo”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club do Bombarral organizou no passado dia 1, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, uma palestra sobre “A Importância do Mimo na Saúde Mental”, tendo como tema central o suicídio. A iniciativa foi dinamizada pela equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que é constituída […]
A equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO dinamizou a palestra (foto José António)

O Rotary Club do Bombarral organizou no passado dia 1, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola do Bombarral, uma palestra sobre “A Importância do Mimo na Saúde Mental”, tendo como tema central o suicídio.

A iniciativa foi dinamizada pela equipa de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que é constituída pela psiquiatra Ana Poças, pela psicóloga Mónica Grais e pela enfermeira especialista de saúde mental, Vera Leal.

“O suicídio é uma das causas associadas em mais de 90% às doenças mentais e é uma situação que ainda provoca muito estigma”, sublinhou a responsável pela equipa, Ana Poças, alertando para a necessidade de falar sobre esta realidade, pois “quanto mais soubermos sobre ela, mais vamos conseguir ajudar as pessoas”.

Na sessão também foram abordadas formas de como e onde procurar ajuda, e “como se deve autocuidar”. “Preocupar connosco e com a nossa saúde, não só física, mas também mental, que por vezes é descurada”, indicou Ana Poças, adiantando que “é muito importante reconhecer a necessidade e não termos medo de pedir ajuda, porque a doença mental pode afetar qualquer pessoa”.

Foram igualmente dados conselhos de como “estar atento ao outro e às mudanças no comportamento, bem como aos pedidos de ajuda, e ao facto de estarmos lá para essas pessoas, sabendo ouvir, mas também para aconselhar no autocuidado e na procura do bem-estar”.

A equipa médica do CHO também apelou aos presentes para “estarem atentos a quem nos rodeia e aos pedidos de ajuda, pois saber ouvir o outro pode fazer toda a diferença”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

CD “40 Anos de Cultura em Círculo” apresentado no CCC

O Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) realizou no passado domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural ede Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, um concerto de apresentação do disco “40 Anos de Cultura em Círculo”, alusivoà comemoração do 40o...

circulo bombarralense1