Uma bóia operada remotamente que permite às equipas de salvamento das diversas Estações Salva-vidas realizarem ações de resgate no mar e em locais de difícil acesso, sem se exporem ao perigo, foi entregue no passado dia 27 ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), nas instalações da Estação Salva-vidas de Peniche.
Este equipamento autónomo de superfície vai integrar o dispositivo de salvamento da Autoridade Marítima Nacional, contribuindo para a segurança dos operacionais e para a rapidez de resposta a determinados cenários de salvamento no meio aquático.
O equipamento foi desenvolvido pela NORAS Performance, numa fase inicial com o apoio do ISN. A bóia U-SAFE foi inventada pelo empresário Jorge Noras e produzida numa fábrica de Torres Vedras.
Na cerimónia de entrega oficial da bóia houve uma demonstração das capacidades deste equipamento.
O evento contou com a presença do diretor-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante João Aresta, do diretor do ISN, comandante Santos Pereira, do capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Peniche, Simas Silva, do CEO da empresa NORAS Performance, Jorge Noras, entre outras entidades.
0 Comentários