Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Conferência “Conhecer (melhor) para investir (bem) no Turismo do Oeste”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Conhecer (melhor) para investir (bem) no Turismo do Oeste” é o tema de uma conferência-debate a ter lugar no dia 4 de outubro, entre as 9h30 e as 13h, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

“Conhecer (melhor) para investir (bem) no Turismo do Oeste” é o tema de uma conferência-debate a ter lugar no dia 4 de outubro, entre as 9h30 e as 13h, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Trata-se do arranque de uma série de sessões de sensibilização do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP), a realizar em outubro e novembro no Oeste, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Região de Leiria, Médio Tejo e Região de Aveiro.

A ação nas Caldas da Rainha abordará o OTSCP como fator de competitividade do turismo na região Oeste, sendo uma organização do Turismo Centro de Portugal, OTSCP, Politécnico de Leiria (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), Citur – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Comunidade Intermunicipal do Oeste, AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste e MediOeste Comunicação e Turismo (que engloba o Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste).

A sessão de abertura contará com Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e Jorge Barosa, presidente da AIRO.

Segue-se o painel “A monitorização do turismo como fator estratégico para a competitividade dos destinos: o caso do Oeste”, moderado por Paulo Almeida, professor coordenador do Politécnico de Leiria.

“O conhecimento holístico das múltiplas realidades do turismo como fator de inovação e competitividade dos destinos turísticos”, será o tema focado por Jorge Loureiro, membro da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal.

“O OTSCP e o seu contributo para a qualidade e a sustentabilidade do turismo do Oeste” será desenvolvido por Francisco Dias, coordenador do OTSCP.

“A monitorização como elemento de suporte do desenvolvimento regional e local” será focado por José Coutinho, da Leader Oeste – Associação de Desenvolvimento Rural.

Pelas 11h30 arranca a mesa redonda “A cooperação de âmbito municipal e o desenvolvimento de sistemas de informação estratégica para o desenvolvimento do turismo”, com moderação de Francisco Gomes, jornalista do Grupo MediOeste.

São convidados Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal de Nazaré.

Na sessão de encerramento estarão Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.

“Repensar o Turismo”

A Organização Mundial do Turismo escolheu “Repensar o Turismo” como tema deste ano do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). Com este mote, pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Partindo desta premissa, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, refere que “repensar o turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações”. “É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”, faz notar.

O “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal” resulta do projeto que pretende afirmar o Centro de Portugal como um território sustentável, valorizando a sua autenticidade e a sua diversidade.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. “Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias”, aponta a instituição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss