Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Recomendada a regulamentação da pesca do corrimão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a regulamentação da arte de pesca do corrimão, tendo sido aprovada no passado dia 22 por maioria no Parlamento, com as abstenções da CDU, BE e PAN.
Esta pesca individual destina-se à economia familiar e tem larga tradição na Nazaré

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a regulamentação da arte de pesca do corrimão, tendo sido aprovada no passado dia 22 por maioria no Parlamento, com as abstenções da CDU, BE e PAN.

Os parlamentares socialistas Salvador Formiga, Eurico Brilhante Dias, Sara Velez, Jorge Gabriel Martins e Cláudia Avelar Santos assinalam este “é mais um enorme passo no sentido da regulamentação desta arte de pesca artesanal”.

A “pesca do corrimão” é parte integrante da cultura nazarena sendo maioritariamente efetuada nas praias daquele concelho, cuja regulamentação legislativa é desde há muito reivindicada por esta comunidade piscatória.

Para além da questão ambiental, a aprovação deste enquadramento legal “permite proteger as artes de pesca tradicionais contribuindo para a manutenção de tradições, hábitos e linguagens de forte caráter identitário, bem como para aumentar o enraizamento das nossas comunidades piscatórias com o mar, pelo que esta é também uma questão de sustentabilidade sociocultural”, referem os deputados do PS.

A pesca do corrimão é feita na praia, sobretudo no inverno, junto à rebentação, largando-se uma linha com anzóis ao longo do areal que, com a força da rebentação é arrastada para o largo. Presa numa ponta pelo ‘chambréu’ (pedra) e na outra pela mão do pescador, a linha é arrastada para dentro do mar, formando um semicírculo.

Depois, o pescador percorre o caminho no sentido inverso em que lançou a linha, recolhendo-a com o peixe numa gamela onde foi colocada uma tira de cortiça no rebordo para prender os anzóis. O peixe é guardado num saco de lona.

Esta pesca individual destina-se à economia familiar e tem larga tradição na Nazaré. Já em tempos antigos, para sobreviverem no inverno, os nazarenos iam ao corrimão para apanharem peixe para comer.

Apesar de ser praticada desde há muito pela comunidade piscatória nazarena, a pesca do corrimão não está prevista na legislação em vigor, o que tem implicado a autuação dos pescadores que a praticam. O executivo da Câmara Municipal da Nazaré já tinha solicitada a regulamentação, defendendo que se trata de uma arte de pesca “tradicional e amiga do ambiente”, já que “em nada prejudica o equilíbrio das espécies, uma vez que se trata de uma pesca muito seletiva no que se refere ao tamanho das espécies e o peixe capturado já é graúdo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara