A Federação Portuguesa de Ciclismo revelou duas fotografias dos caldenses João Almeida e António Morgado, que começaram a praticar ciclismo na mesma equipa, a EcoSprint/Nutea. Cresceram e têm assumido um grande protagonismo no mundo velocipédico.
António Morgado, de 18 anos (nasceu a 28 de janeiro de 2004), natural de Salir do Porto, ainda é júnior mas ambiciona ter tão bons desempenhos como João Almeida, de 24 anos (nasceu a 5 de agosto de 1998), natural de A-dos-Francos.
É um dos nomes promissores do ciclismo nacional. É vice-campeão mundial de estrada e foi 20º no contrarrelógio. É duplo campeão nacional júnior de 2022 (contrarrelógio individual e prova de estrada de fundo).
Este ano venceu o Giro Della Lunigiana (Itália) e a Vuelta Junior a la Ribeira del Duero (Espanha) e foi segundo no Course de La Paix Juniors e no Trophée Centre Morbihan (França) e na Gipuzkoa Klasika (Espanha).
No próximo ano António Morgado, atual corredor da equipa da Bairrada, vai juntar-se à equipa norte-americana Hagens Berman Axeon Cycling Team, que na última década tem ajudado o desenvolvimento de alguns dos melhores talentos do ciclismo de Portugal nos escalões com menos de 23 anos, por onde também passou João Almeida.
O atual ciclista da UAE Emirates tem como pontos altos da sua carreira o 4.º e o 6.º lugar no Giro d’Italia em 2020 e 2021, respetivamente, e o 5.º na Vuelta a España este ano, duas das mais importantes provas ciclísticas do mundo. Em 2022 foi 2.º na Vuelta a Burgos (Espanha) e 3º na Volta Ciclista a Catalunya (Espanha).
É campeão nacional de fundo da prova de elite, tendo ficado em 3.º no contrarrelógio nacional.
0 Comentários