Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Rádio Miúdos ajuda as crianças a comunicar e a melhorar desempenho escolar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Rádio Miúdos, feita por crianças e jovens dos 7 aos 16 anos, vai ativar neste ano letivo a Rede Global de Rádio-Escolas em português. A Rádio, com emissão online a partir de estúdios no Bombarral, ajuda-os a comunicar e a melhorar o desempenho escolar.
A Rádio Miúdos tem estúdios no Bombarral

A Rádio Miúdos, feita por crianças e jovens dos 7 aos 16 anos, vai ativar neste ano letivo a Rede Global de Rádio-Escolas em português. A Rádio, com emissão online a partir de estúdios no Bombarral, ajuda-os a comunicar e a melhorar o desempenho escolar.

A Rádio Miúdos tem tido uma influência positiva na vida de Zé Maria, de 11 anos, um dos locutores. “Deu-me mais confiança a falar com as pessoas. Tive melhores notas a português do que tinha antes de estar na Rádio”, contou.

Quando Mariana, de 10 anos, chegou à Rádio, era muito tímida. Aos poucos foi ganhando confiança e acha que agora já comunica melhor. “Para mim é uma escola. Na escola aprendemos matérias e aqui aprendemos outras coisas e a sermos felizes”, relatou.

Saber falar é para Clara, de 13 anos, uma ferramenta importante: “A parte mais divertida da Rádio e fazer reportagens e emissões, porque eu sou muito tagarela”.

Tomás, de 8 anos, é um dos elementos mais novos na Rádio e está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento do diálogo, mas sente-se bem nos estúdios. “Gosto de fazer emissões e de tudo na Rádio”, indicou.

Dar voz às crianças é a missão da Rádio Miúdos, que emite 24 horas por dia, sendo três horas em direto, conciliando com os horários escolares. Orientados por adultos, as crianças acabam por ganhar autonomia e fazem programas onde falam sobre os temas mais diversos.

Verónica Milagres, diretora da Rádio Miúdos, explicou que “o objetivo é dar voz às crianças para elas falarem do que quiserem e ajuda-as também na cidadania ativa em idade precoce”. “E estas emissões em direto podem ser feitas com miúdos no estúdio ou online em qualquer parte do mundo”, apontou.

A Rádio Miúdos vai neste ano letivo ajudar as escolas a desenvolver projetos de rádio, aproveitando os benefícios desta dinâmica.

João Pedro, coordenador de produção, fez notar que as crianças na Rádio Miúdos “exprimem-se de outra maneira, talvez mais livre do que na sala de aula, e pretende-se evoluir para uma Rede Global de Rádios para dar noções de como contar uma história, que é isso que faz a comunicação social”.

A Rede Global de Rádio-Escolas é uma iniciativa que está aberta à participação de todas as escolas do ensino básico e secundário do país e no estrangeiro, à volta da língua portuguesa, construindo assim uma rede participativa que possa trazer inovação às práticas existentes nas comunidades escolares.

Para isso, a Rádio Miúdos irá lançar desafios às escolas todos os meses para criação de programas e ainda um desafio temático por período. As escolas  participantes poderão ainda usufruir de vantagens como o acesso a sessões de formação online e a possibilidade de participação num evento, a realizar no final do ano letivo.

Os trabalhos realizados pelas escolas participantes poderão ser posteriormente transmitidos na emissão da Rádio Miúdos, que irá também disponibilizar os programas em podcasts no seu site.

Esta é uma iniciativa da Rádio Miúdos, que conta com o apoio da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares e do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.