A Praia da Cova de Alfarroba, em Peniche, foi palco no passado dia 17 de uma ação de limpeza costeira inserida num plano global para tornar o território nacional mais limpo e saudável.
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal, lançaram um desafio sob o mote “Reciclar é a Nossa Praia, International Coastal Cleanup Day”, com o objetivo de consciencializar as populações sobre como o seu comportamento impacta os mares e oceanos, convidando à recolha de resíduos nas praias e zonas costeiras.
Realizada em simultâneo com 12 concelhos do país e milhares de outras limpezas costeiras em todo o mundo, esta iniciativa assinalou o Dia Internacional da Limpeza Costeira.
Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, referiu que “este projeto pretende dar continuidade à nossa missão de consciencializar a população para a importância do correto encaminhamento de resíduos e a sua reciclagem”.
“Cerca de 80% da poluição presente nos mares provém de terra e é aí que devemos centrar a nossa atuação, protegendo um recurso natural tão vital para a manutenção e preservação da vida terrestre”, manifestou.
Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Sailors for the Sea Portugal, declarou que “pretendemos contribuir para uma geração mais informada e consciente do impacto positivo que pode ter no ambiente, através de hábitos e comportamentos adotados desde cedo”.
0 Comentários